Como foi a cirurgia de Bolsonaro? E os soluços? Médicos mandam a real

Nesta quinta-feira (25), os médicos deram detalhes da cirurgia na hérnia inguinal bilateral

25 dez 2025 - 15h15

Nesta quinta-feira (25), os médicos esclareceram como foi a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi internado na véspera de Natal para realizar um procedimento na hérnia inguinal bilateral.

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
Foto: Mais Novela

"Procedimento cirúrgico realizado hoje transcorreu de acordo com o previsto, que foi uma hernia inguinal bilateral dos dois lados, então o presidente tinha uma hérnia do tipo mista, direta e indireta e foi corrigida. Foi feita um reforço da parece abdominal e foi colocada uma tela de material plástico", explicou o cirurgião Cláudio Birolini.

Publicidade

Em relação aos soluços, alvo de reclamações do ex-presidente, tem a previsão de ser revolvida somente na próxima segunda-feira (29). "Nós optamos por questões de precaução, otimizar o tratamento clínico, melhorar a dieta, potencializar toda a medicação e observar nesses próximos dias a necessidade ou não desse procedimento, provavelmente nós o faremos na segunda-feira, que é o tempo para ele responder à medicação", disse o médico.

"Nós, inicialmente, tínhamos proposto um bloqueio do nervo, mas, estando mais próximo do presidente agora e observando que tenha uma relação direta talvez com o tubo digestivo, uma esofagite severa que ele tem, associada a gastrite e refluxo gastresofágico", acrescentou.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se