Anitta se pronuncia sobre PEC da Blindagem: 'Desserviço da nossa política'

Projeto de emenda à Constituição dificulta o andamento de processos contra deputados e senadores, incluindo mandados de prisão

17 set 2025 - 22h09
(atualizado às 22h37)
Anitta se pronuncia sobre aprovação da PEC da Blindagem
Anitta se pronuncia sobre aprovação da PEC da Blindagem
Foto: Reprodução/Instagram

Anitta se pronunciou na noite desta quarta-feira, 17, contra a aprovação da PEC da Blindagem pela Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dificulta o andamento de processos judiciais contra deputados e senadores, incluindo a execução de mandados de prisão.

"Vamos ficar atentos para mais esse desserviço na nossa política", escreveu Anitta na rede social X, o antigo Twitter. A cantora ainda compartilhou uma imagem que dizia: "Senadores, contamos com vocês", um pedido para o Senado votar contra a proposta.

Publicidade

A PEC foi aprovada na noite da última terça-feira, 16, pela Câmara dos Deputados após uma votação em dois turnos. 353 parlamentares aprovaram o texto-base, outros 134 votaram contra o projeto. Houve apenas uma abstenção.

A proposta resgata a "licença prévia", dispositivo que dava à Câmara e ao Senado Federal a possibilidade de barrar a abertura de processo criminal contra um de seus integrantes. O dispositivo estava disposto na Constituição de 1988, e foi posteriormente retirado após a aprovação de uma PEC em 2001.

Publicidade

Antes daquele ano, para poder abrir um processo criminal, o STF precisava pedir à respectiva Casa um pedido de licença para seguir com o caso. Segundo o Estadão, Câmara e Senado barraram pelo menos 224 pedidos de licença prévia feitos pelo STF para processar criminalmente congressistas até 2001. Nenhum pedido avançou.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se