Anitta se pronunciou na noite desta quarta-feira, 17, contra a aprovação da PEC da Blindagem pela Câmara dos Deputados. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dificulta o andamento de processos judiciais contra deputados e senadores, incluindo a execução de mandados de prisão.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Vamos ficar atentos para mais esse desserviço na nossa política", escreveu Anitta na rede social X, o antigo Twitter. A cantora ainda compartilhou uma imagem que dizia: "Senadores, contamos com vocês", um pedido para o Senado votar contra a proposta.
A PEC foi aprovada na noite da última terça-feira, 16, pela Câmara dos Deputados após uma votação em dois turnos. 353 parlamentares aprovaram o texto-base, outros 134 votaram contra o projeto. Houve apenas uma abstenção.
A proposta resgata a "licença prévia", dispositivo que dava à Câmara e ao Senado Federal a possibilidade de barrar a abertura de processo criminal contra um de seus integrantes. O dispositivo estava disposto na Constituição de 1988, e foi posteriormente retirado após a aprovação de uma PEC em 2001.
Antes daquele ano, para poder abrir um processo criminal, o STF precisava pedir à respectiva Casa um pedido de licença para seguir com o caso. Segundo o Estadão, Câmara e Senado barraram pelo menos 224 pedidos de licença prévia feitos pelo STF para processar criminalmente congressistas até 2001. Nenhum pedido avançou.
Vamos ficar atentos para mais esse desserviço na nossa política pic.twitter.com/S4WlsxOIjX
— Anitta (@Anitta) September 18, 2025