A manhã desta quinta-feira,22, marcou um divisor de águas na carreira de Wunmi Mosaku. A atriz recebeu sua primeira indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance em Pecadores. O longa, dirigido por Ryan Coogler, fez história ao se tornar o filme mais indicado de todos os tempos, com 16 nomeações.
Para lidar com a expectativa, Mosaku revelou ao The Hollywood Reporter que recorreu à nostalgia. Na noite anterior ao anúncio, ela assistiu ao filme Annie com sua filha pequena — a mesma obra que a inspirou a seguir a atuação quando era criança. "Esse momento com minha filha me permitiu dormir alegre, lembrando o que eu amo", contou a atriz, que acabou sendo acordada pelo marido com a notícia da indicação por volta das 5h30 da manhã.
Em Pecadores, Mosaku interpreta Annie, uma praticante de Hudo e parceira do personagem de Michael B. Jordan. Para o papel, a atriz mergulhou no estudo do dialeto Criolo da Louisiana e na espiritualidade ancestral. Ela destacou a importância de como Ryan Coogler escreve e enxerga mulheres negras:
"Sou muito grata ao Ryan por nos ver em toda a nossa humanidade e gentileza. Ele não foi contaminado pelo capitalismo e pelas ideias [preconcebidas] do que é feminilidade e do que é beleza", afirmou Mosaku.
A atriz ressaltou que a recepção de outras mulheres negras à sua personagem foi "curativa" e que ver esse trabalho celebrado pela Academia é algo que ela não encara de forma leve.
A musa inspiradora da trilha sonora
Um dos momentos mais comentados desta temporada de premiações foi quando o compositor Ludwig Göransson, ao vencer o Globo de Ouro, declarou que Wunmi era sua musa. Ele afirmou que a música para o filme fluía naturalmente sempre que ela aparecia em tela.
"A britânica em mim pensou: 'Oh, não, não faça isso'", brincou Mosaku sobre sua timidez ao receber elogios públicos. "Eu fico um pouco envergonhada quando as pessoas me dão flores, mas foi lindo ele usar o seu momento como artista para elevar o restante da equipe."
Tapete vermelho em dose dupla
Além do sucesso profissional, Wunmi Mosaku confirmou que cruzará o tapete vermelho do Oscar, em março, em um momento pessoal especial: ela está grávida de seu segundo filho. A atriz garantiu que, se a mobilidade permitir, fará questão de exibir o barrigão na cerimônia.
Com 16 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção, Pecadores chega ao Oscar como o grande favorito da noite, consolidando Mosaku como uma das vozes mais potentes de sua geração.
FONTE: THE HOLLYWOOD REPORTER