Quando lançado nos cinemas em 2008, Quem Quer Ser um Milionário? foi um sucesso, vencendo 8 Oscars e arrecadando US$ 378 milhões de bilheteria, mas o diretor Danny Boyle admitiu que eles conseguiram algo que não seria possível hoje em dia.
Danny Boyle refletiu ao The Guardian sobre apropriação cultural em Quem Quer Ser um Milionário? e como o filme era fruto de seu tempo. "Não conseguiríamos fazer isso agora. E é assim que deveria ser. É hora de refletir sobre tudo isso. Temos que olhar para a bagagem cultural que carregamos e a marca que deixamos no mundo".
"Na época, parecia radical. Tomamos a decisão de que apenas alguns de nós iríamos para Mumbai. Trabalharíamos com uma grande equipe indiana e tentaríamos fazer um filme dentro da cultura. Mas você ainda é um estranho. Ainda é um método falho. Esse tipo de apropriação cultural pode ser sancionada em certos momentos. Mas em outros, não pode ser", explicou o diretor britânico sobre a produção filmada na Índia.
Tenho orgulho do filme, mas você nem pensaria em fazer algo assim hoje. Ele nem seria financiado. Mesmo se eu estivesse envolvido, estaria procurando um jovem cineasta indiano para filmá-lo
Apesar de sua aclamação, Quem Quer Ser um Milionário? também foi bastante criticado na época do lançamento, principalmente por indianos que, segundo uma reportagem do Los Angeles Times, afirmavam que o filme trazia uma representação estrangeira estereotipada. "É a Índia imaginada por um homem branco. Não é…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Oscar: Além de RRR, confira 3 filmes indianos que fizeram história na premiação
Indianos reagem a estereótipos Hollywoodianos em filmes e séries de TV