Patrocínio

Sul-coreano "Parasite" vence Palma de Ouro em Cannes

O filme "Parasite", comédia de suspense, sobre conflito de classes e dirigido por Bong Joon-Ho, vence o principal prêmio do festival

25 mai 2019 - 17h04
(atualizado às 17h18)

O filme "Parasite", comédia de suspense, sobre conflito de classes e dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-Ho, venceu a Palma de Ouro, principal prêmio do festival de Cannes, neste sábado. O brasileiro "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, levou o Prêmio do Júri.

Bong, que deixou sua marca em Cannes em 2017 com "Okja", produzido pela Netflix, colocou seu último filme na Coreia do Sul moderna.

Publicidade
O filme "Parasite", comédia de suspense, sobre conflito de classes e dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-Ho, venceu a Palma de Ouro
O filme "Parasite", comédia de suspense, sobre conflito de classes e dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-Ho, venceu a Palma de Ouro
Foto: Regis Duvignau / Reuters

A premiação aumenta a boa sequência no festival francês para filmes asiáticos, depois que o diretor japonês Hirokazu Kore-eda ganhou a honraria ano passado.  

"Parasite" acompanha uma família de quatro pessoas que identifica a oportunidade de trapacear uma casa rica a lhes dar empregos. Eles entram na vida da outra família, antes de as coisas começarem a dar errado. 

O brasileiro "Bacurau", que se passa em um pequeno povoado do sertão, dividiu a premiação com "Les Misérables", do diretor estreante Ladj Ly, sobre violência policial.

O festival de Cannes deste ano também deu atenção a novatos, com um terreno excepcionalmente lotado.

Publicidade

"Atlantics", história de fantasma sobre imigrantes dirigida pela franco-senegalesa Mati Diop, ganhou o segundo lugar do prêmio Grand Prix. O filme, baseado em um documentário curto seu de 2009, foi o primeiro longa-metragem de Diop.

O espanhol Antonio Banderas ganhou o prêmio de melhor ator pelo seu papel como cineasta no autobiográfico "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar -um dos filmes candidatos ao principal prêmio. 

A britânica Emily Beecham foi coroada como melhor atriz, pelo seu papel no filme "Little Joe", de Jessica Hausner, como uma botânica que começa a ter dúvidas sobre sua última criação geneticamente modificada quando ela começa a afetar os seus entes queridos. 

Veja também:

Era uma Vez em... Hollywood Trailer (1) Legendado
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se