Produtora assume culpa por acidente de Harrison Ford em set

Em junho de 2014, durante as filmagens de ‘Star Wars: O Despertar da Força’, o ator quebrou uma perna ao ficar preso em uma porta de metal

26 jul 2016 - 16h19

Uma empresa britânica envolvida nas filmagens de Star Wars: O Despertar da Força se declarou culpada, em um tribunal da Inglaterra, das alegações de falhar em proteger atores e funcionários após o acidente em que o ator Harrison Ford quebrou a perna. As informações são do site do jornal The Telegraph.

Em junho de 2014, o astro, que interpreta Han Solo na franquia, ficou preso debaixo de uma porta hidráulica. Ele foi levado para um hospital de Oxford, onde precisou passar por uma cirurgia.

Publicidade
Harrison Ford quebrou a perna em junho de 2014 durante as filmagens de ‘Star Wars: O Despertar da Força’
Harrison Ford quebrou a perna em junho de 2014 durante as filmagens de ‘Star Wars: O Despertar da Força’
Foto: Alberto E. Rodriguez / Getty Images

A Foodles Production, que pertence a Disney, admitiu ter violado duas normas do Departamento de Segurança e Saúde da Grã-Bretanha. No tribunal, Andrew Marshall, representante da empresa, explicou que Harrison passou pela abertura correndo ao lado de outro ator e, na hora de voltar, o botão que a fechava foi acionado remotamente.

Ele ainda afirmou que o acidente poderia ter sido mais grave. “Isso poderia ter matado alguém e só não aconteceu porque o botão de emergência foi ativado”, falou.

A Health and Safety Executive (HSE), agência britânica que fiscaliza as condições de trabalho, afirmou que a potência do fechamento da porta foi comparável com o peso de um carro pequeno e acrescentou que este era um “acidente previsível”.

Em nota, a HSE disse que a “Foodles Production Ltd reconhece que falhou em proteger sua equipe. A indústria cinematográfica britânica tem uma reputação mundial e é reconhecida por seus filmes excepcionais. Gerenciar os riscos no set de uma maneira sensata e proporcional para todos, independentemente de seu status de celebridade, é vital para os proteger tanto dentro da tela quanto fora, para assim mantermos a reputação da nossa indústria cinematográfica”.

Publicidade

No final do ano passado, Harrison Ford falou sobre o acidente. Ele explicou que nos filmes anteriores, a porta era fechada manualmente por uma roldana. “Agora, tínhamos muito dinheiro e tecnologia, assim, construímos algo grande. Ela fechou na velocidade da luz”, contou. 

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações