Patrocínio

Presidente da Academia do Oscar é investigado por assédio

Começam as polêmicas para o Oscar 2019...

16 mar 2018 - 17h18
(atualizado às 18h58)

John Bailey, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) - organizadora do Oscar -, está sendo investigado por assédio sexual. A direção da instituição que administra o Oscar recebeu três queixas contra o executivo, e já abriu inquérito para apurar o caso. A informação é da Variety.

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

Lois Burwell, maquiador veterano que ocupa a vice-presidência da AMPAS, deverá substituir John Bailey até a próxima eleição do cargo, em julho. Seu afastamento é muito provável, haja vista o código de conduta da organização, estabelecido em dezembro, que prevê punição sumária em caso de má conduta de seus membros.

Publicidade

Em outubro, apenas 10 dias após a reportagem do New York Times que denunciou o longo histórico de abuso sexual de Harvey Weinstein, o poderoso produtor foi expulso da Academia. O movimento #MeToo e o próprio posicionamento da instituição provocaram a ausência de Casey Affleck da entrega do Oscar de melhor atriz no Oscar 2018.

A eleição de John Bailey — um homem branco de 75 anos — como sucessor de Cheryl Boone Isaacs, em agosto de 2017, foi motivo de contestação. Ela, mulher e negra, promoveu mudanças fundamentais e positivas na AMPAS após as manifestações do #OscarSoWhite. Ele, muito crítico a quem viu com resistência a sua escolha, está próximo de uma saída pela porta dos fundos da organização.

Vogue suspende famoso fotógrafo após acusações de assédio
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se