Se Wagner Moura vai ganhar o prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro por sua atuação no filme O Agente Secreto, ainda não dá pra saber. Mas, independentemente do resultado da cerimônia de domingo, dia 11, não há como negar que o brasileiro tem se destacado com seus trabalhos nos últimos anos e sendo reconhecido internacionalmente diversas outras premiações. Confira o que ele já ganhou nos últimos anos e outras indicações que recebeu!
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A carreira de Wagner Moura não é de agora. Ele iniciou sua trajetória no teatro, em Salvador, na Bahia. Também formado em jornalismo, começou a fazer sucesso nacional no início dos anos 2000. No cinema, foi aclamado por suas atuações em Carandiru, de 2003; Ó Paí, Ó, filme de 2007 marcado pelas cenas contracenadas com Lázaro Ramos; e Tropa de Elite, quando deu vida ao Capitão Nascimento nos longas de 2007 e 2010.
Com Tropa de Elite ele foi reconhecido como Melhor Ator pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (Prêmio Grande Otelo) tanto no primeiro quanto no segundo filme da franquia.
Com o tempo, ele passou a se aventurar também em produções internacionais. A série Narcos, onde representou o narcotraficante colombiano Pablo Escobar, consolidou o nome de Moura no mercado internacional. A performance também rendeu indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator de Série Dramática em 2016. Apesar do reconhecimento histórico, ele acabou perdendo o prêmio para Jon Hamm com Mad Men.
Além de ator, Wagner Moura também tem trilhado sua carreira como diretor e roteirista. Sua estreia foi com Marighella, filme de 2021, que conta a história de Carlos Marighella, um guerrilheiro comunista brasileiro que liderou uma luta armada na época da ditadura militar no Brasil.
Agora, com O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho, o ator volta a se destacar em premiações internacionais. Ele foi o primeiro ator sul-americano a vencer o Prêmio de Interpretação Masculina no Festival de Cannes, foi reconhecido como Melhor Ator pela Associação de Críticos de Nova York (New York Film Critics Circle Award) e tem a chance de ganhar seu primeiro Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático.
Ainda no ano passado, por seu trabalho na obra, ele também recebeu o prêmio Golden Eye Award no Festival de Cinema de Zurique (na Suíça) em reconhecimento à sua carreira e performance.
Wagner Moura chegou a ser indicado a Melhor Ator no Critics Choice Awards, que aconteceu no último domingo, dia 4, mas não venceu. Já o filme O Agente Secreto levou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro – com evento marcado por uma entrega constrangedora do prêmio aos brasileiros.
A expectativa segue forte para o Oscar, a principal premiação de cinema do ano. O filme foi pré-selecionado para a categoria de Melhor Filme Internacional, mas a lista final com os concorrentes será anunciada apenas no final do mês.
Outra indicação que segue pendente é a de Melhor Ator em Filme Dramático pelo Satellite Awards, cuja cerimônia está marcada para março, dias antes da data prevista para o Oscar.