Para além do Globo de Ouro, em quais outras premiações Wagner Moura já se destacou? Confira

Ele concorre na categoria de melhor ator de filme de drama com ‘O Agente Secreto’, obra brasileira queridinha da temporada

8 jan 2026 - 04h59
Wagner Moura em O Agente Secreto, destaque do cinema nacional em 2025
Wagner Moura em O Agente Secreto, destaque do cinema nacional em 2025
Foto: Divulgação Petrobras / Estadão

Se Wagner Moura vai ganhar o prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro por sua atuação no filme O Agente Secreto, ainda não dá pra saber. Mas, independentemente do resultado da cerimônia de domingo, dia 11, não há como negar que o brasileiro tem se destacado com seus trabalhos nos últimos anos e sendo reconhecido internacionalmente diversas outras premiações. Confira o que ele já ganhou nos últimos anos e outras indicações que recebeu!

A carreira de Wagner Moura não é de agora. Ele iniciou sua trajetória no teatro, em Salvador, na Bahia. Também formado em jornalismo, começou a fazer sucesso nacional no início dos anos 2000. No cinema, foi aclamado por suas atuações em Carandiru, de 2003; Ó Paí, Ó, filme de 2007 marcado pelas cenas contracenadas com Lázaro Ramos; e Tropa de Elite, quando deu vida ao Capitão Nascimento nos longas de 2007 e 2010. 

Publicidade

Com Tropa de Elite ele foi reconhecido como Melhor Ator pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (Prêmio Grande Otelo) tanto no primeiro quanto no segundo filme da franquia.

Com o tempo, ele passou a se aventurar também em produções internacionais. A série Narcos, onde representou o narcotraficante colombiano Pablo Escobar, consolidou o nome de Moura no mercado internacional. A performance também rendeu indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator de Série Dramática em 2016. Apesar do reconhecimento histórico, ele acabou perdendo o prêmio para Jon Hamm com Mad Men.

Além de ator, Wagner Moura também tem trilhado sua carreira como diretor e roteirista. Sua estreia foi com Marighella, filme de 2021, que conta a história de Carlos Marighella, um guerrilheiro comunista brasileiro que liderou uma luta armada na época da ditadura militar no Brasil. 

Agora, com O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho, o ator volta a se destacar em premiações internacionais. Ele foi o primeiro ator sul-americano a vencer o Prêmio de Interpretação Masculina no Festival de Cannes, foi reconhecido como Melhor Ator pela Associação de Críticos de Nova York (New York Film Critics Circle Award) e tem a chance de ganhar seu primeiro Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático. 

Publicidade

Ainda no ano passado, por seu trabalho na obra, ele também recebeu o prêmio Golden Eye Award no Festival de Cinema de Zurique (na Suíça) em reconhecimento à sua carreira e performance.

Wagner Moura chegou a ser indicado a Melhor Ator no Critics Choice Awards, que aconteceu no último domingo, dia 4, mas não venceu. Já o filme O Agente Secreto levou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro – com evento marcado por uma entrega constrangedora do prêmio aos brasileiros.

'O Agente Secreto' entra em pré-lista do Oscar de Melhor Filme Internacional
Video Player

A expectativa segue forte para o Oscar, a principal premiação de cinema do ano. O filme foi pré-selecionado para a categoria de Melhor Filme Internacional, mas a lista final com os concorrentes será anunciada apenas no final do mês. 

Outra indicação que segue pendente é a de Melhor Ator em Filme Dramático pelo Satellite Awards, cuja cerimônia está marcada para março, dias antes da data prevista para o Oscar.

Publicidade
Com muita dança, Wagner Moura dá show com O Kannalha na pré-estreia de ‘O Agente Secreto’
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se