URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Gal Gadot vê roteiro pronto para estrelar 'Cleópatra'

Atriz afirmou que está ansiosa para começar as gravações do novo filme sobre rainha do Egito

11 nov 2021 - 18h03
(atualizado em 12/11/2021 às 07h38)

A atriz Gal Gadot ('Mulher-Maravilha') confirmou que a produção em que vai viver Cleópatra ainda está de pé. Em entrevista ao site Collider, ela revelou que o roteiro se encontra pronto para ser filmado.

Foto: Instagram/Gal Gadot / Pipoca Moderna

"Cleópatra definitivamente ainda está acontecendo. Temos um roteiro incrível e mal posso esperar para comemorar e levar sua história para a tela grande", declarou.

Publicidade

Quando foi feito no ano passado, o anúncio do novo filme sobre rainha do Egito, estrelado por uma atriz não só branca, mas israelense, gerou uma onda de protestos nas redes sociais.

Para começar, houve a acusação de "whitewashing", prática cultivada por Hollywood durante décadas para representar pessoas de diferentes etnias com intérpretes brancos. Os filmes mais recentes sobre o Egito antigo, "Êxodo: Deuses e Reis" (2014) e "Deuses do Egito" (2016), enfrentaram a mesma denúncia, mas desde então as campanhas se tornaram cada vez mais fortes para que a prática seja encerrada, sob a ameaça de boicote e fracasso nas bilheterias.

Mas o problema seria amplificado com a escalação específica de Gadot, uma atriz israelense, país que há 50 anos travou guerra contra o Egito. Opiniões mais radicais consideraram a escolha uma afronta, com usuários muçulmanos das redes sociais lembrando o serviço militar cumprido por Gadot nas forças armadas de Israel.

Publicidade

Em meio à polêmica, a intérprete de 'Mulher-Maravilha' (2017) limitou-se a destacar no Twitter que o filme contaria a "história pela primeira vez através dos olhos das mulheres, tanto atrás quanto na frente das câmeras".

Escrito por Laeta Kalogridis (criadora de "Altered Carbon"), o novo filme será dirigido por Patty Jenkins, que trabalhou com Gadot em 'Mulher-Maravilha'.

Laeta Kalogridis, por sinal, assumiu a briga nas redes sociais ao afirmar que Cleópatra não era negra nem, no limite, "africana". Ela se manifestou após o escritor sul-africano James Hall, um branco que escreveu sete livros sobre a África, lamentar o suposto racismo da escalação de Gadot. "Hollywood sempre escala atrizes americanas brancas como a Rainha do Nilo. Pelo menos uma vez, eles não conseguem encontrar uma atriz africana?", tuitou o autor, que não pesquisou a origem da intérprete da produção, chamando-a de americana.

A roteirista retrucou os comentários dizendo apenas: "Incrivelmente animada para ter a chance de contar a história de Cleópatra, minha faraó ptolemaica favorita e indiscutivelmente a mulher greco-macedônia mais famosa da história", ela escreveu. E a postagem foi retuitada por Gadot, sem acrescentar comentários sobre o tema.

Publicidade

De descendência grega, Kalogridis aprendeu na escola que a governante egípcia do século 1 a.C. era descendente de Ptolomeu, general macedônico do Imperador Alexandre, o Grande. Por sinal, Kalogridis também foi roteirista do filme "Alexandre", dirigido por Oliver Stone em 2004.

Ela alega que os homens da dinastia ptolomaica eram obcecados pela Grécia e só se casavam com mulheres gregas, o que garantiu uma herança genética branca para Cleópatra, rainha que reinava em uma das maiores cidades helenistas do mundo antigo, Alexandria, fundada no Egito por Alexandre, e que abrigou a maior biblioteca, o maior farol e a maior comunidade urbana judaica de sua época. Judeus, gregos e egípcios conviveram simultaneamente no Egito antes e depois de Cleópatra, até a invasão Persa, que só aconteceu cerca de 600 anos após a morte da rainha.

A propósito, assim que começaram os argumentos sobre Cleópatra ser grega, as redes sociais também reagiram, reclamando que, então, uma atriz grega devia interpretá-la.

Não há outros detalhes de elenco, produção, ou previsão de filmagens. Mas a Disney recentemente tirou de seu calendário "Star Wars: Rogue Squadron", o filme que Jenkins faria a seguir,

Publicidade

A produção do filme de Cleópatra está a cargo da Paramount.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações