Morre Peter Watkins: conheça legado de vencedor do Oscar e pioneiro dos 'docudramas'

Britânico recebeu o prêmio de melhor documentário por 'O Jogo da Guerra' em 1966; sua morte, aos 90 anos de idade, foi anunciada nesta semana no Reino Unido

2 nov 2025 - 15h49
(atualizado às 16h44)
Resumo
Peter Watkins, cineasta britânico e pioneiro do gênero "docudrama", faleceu aos 90 anos; vencedor do Oscar de melhor documentário em 1966, deixou um legado de obras experimentais e polêmicas.

Peter Watkins, diretor de cinema vencedor do Oscar de melhor documentário por O Jogo da Guerra (1966), morreu na última quarta-feira, 30, um dia após completar 90 anos de idade. O britânico foi considerado pioneiro no estilo que posteriormente ficaria conhecido como "docudrama", e também buscou o limite entre realidade e ficção numa obra cinematográfica.

Publicidade
Cena do filme 'O Jogo da Guerra', que rendeu Oscar a Peter Watkins, considerado um dos pioneiros do gênero 'docudrama'
Cena do filme 'O Jogo da Guerra', que rendeu Oscar a Peter Watkins, considerado um dos pioneiros do gênero 'docudrama'
Foto: @BFI via YouTube| Reprodução de cena de 'The War Game' (1966)/BBC

Já em Edvard Munch (1974), inicialmente produzida como minissérie de televisão, para depois se tornar um longa de quase 3h, traçou uma cinebiografia sobre o pintor expressionista moderno norueguês. Não linear, e também no formato docudrama, fe idas e vindas ao passado, encontrando ligações entre sua juventude e vida adulta, além da relação com os problemas de saúde da família, com mãe e irmã morrendo de tuberculose e problemas de saúde mental por parte do pai. O renomado diretor sueco Ingmar Bergman (1918-2007) considerou o filme de como "obra de um gênio".

As investidas de Peter Watkins por experimentação, provocações e polêmicas acabaram fazendo com que fosse visto como persona non grata por parte do público inglês. Ao longo das quatro décadas que se manteve em atividade, entregou trabalhos questionadores, sendo o último Comuna de Paris, 1871 (2000), que discorre sobre o fato histórico francês por quase seis horas.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações