Confirmando sua potência na corrida pelo Oscar, O Agente Secreto conquistou mais um prêmio internacional nesta terça-feira, 2. O longa de Kleber Mendonça Filho foi premiado como Melhor Filme Internacional pelo New York Film Critics Circle.
Formado por cerca de 50 dos críticos mais respeitados dos Estados Unidos, o NYFCC Awards é visto como uma das premiações mais prestigiosas de Hollywood, com seus vencedores quase sempre conquistando ao menos uma indicação nas principais categorias do Oscar.
Em anos anteriores, a premiação premiou outros longas internacionais de sucesso, incluindo Tudo Que Imaginamos Como Luz (2024), Anatomia de Uma Queda (2023), A Pior Pessoa do Mundo (2021), Parasita (2019) e Cidade de Deus (2001).
A vitória de O Agente Secreto reforça o potencial do filme brasileiro na temporada de premiações, praticamente compensando a perda de fôlego sentida após a produção sair sem vitórias do Gotham Awards 2025 na noite desta segunda-feira.
Estrelado por Wagner Moura no papel de um especialista em tecnologia que foge das autoridades em meio à ditadura militar, O Agente Secreto está em cartaz nos cinemas brasileiros.