Atores preferem cadeia ao cancelamento, diz Matt Damon

O elenco de 'Dinheiro Suspeito' discutiu os malefícios da 'cultura de cancelamento' — alguns anos após Damon ter sido 'cancelado'

18 jan 2026 - 14h40

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original por Gênio Indomável (1997), Matt Damon fez recentemente uma declaração ousada. Segundo o ator e cineasta, algumas pessoas que foram "canceladas" na internet teriam preferido serem enviadas à prisão do que conviver com o ostracismo público.

Matt Damon
Matt Damon
Foto: Cindy Ord/Getty Images for SiriusXM / Rolling Stone Brasil

Durante participação recente no podcast de Joe Rogan para promover seu novo filme da Netflix, Dinheiro Suspeito, Damon foi questionado sobre a "cultura do cancelamento", ao lado do colega de elenco, Ben Affleck.

Publicidade

Rogan costuma se manifestar contra a "cultura do cancelamento". Segundo ele, o cancelamento ocorreria quando um deslize de uma figura pública é "exagerado ao máximo" e, consequentemente, a pessoa é "expulsa da civilização para sempre". Ele pediu a opinião de Damon sobre o assunto.

"Para sempre", concordou Damon (via NME). "Porque aposto que algumas dessas pessoas teriam preferido ir para a cadeia por 18 meses ou algo assim, e depois sair e dizer: 'Paguei minha dívida. Tipo, acabou. Podemos encerrar isso?'"

Segundo Damon, o problema de ser criticado publicamente dessa forma é que o dano à reputação nunca acaba. "E é a primeira coisa que… sabe, simplesmente vai te seguir até o túmulo", acrescentou.

"Nós temos instintos sombrios, às vezes, de isolar as pessoas", completou Affleck.

Publicidade

O cancelamento de Matt Damon

Em 2021, Damon sentiu o cancelamento na pele, quando concedeu uma entrevista ao The Sunday Times que gerou forte reação negativa do público. Durante a conversa, ele admitiu ter parado de usar a F-word (termo pejorativo e homofóbico na língua inglesa) apenas alguns meses antes,  porque sua filha escreveu um "tratado" para ele sobre "como essa palavra é perigosa".

Mais tarde, ele disse à Variety que nunca havia usado a palavra em sua vida pessoal, e explicou que a declaração não havia passado de um mal-entendido.

"Durante uma entrevista recente, relembrei uma conversa que tive com minha filha, na qual tentei contextualizar para ela o progresso que foi feito - embora de forma alguma concluído - desde que eu crescia em Boston e, quando criança, ouvia a palavra 'f*g' sendo usada na rua antes mesmo de saber o que ela significava".

O ator justificou a interação com a filha: "Expliquei que essa palavra era usada constantemente e casualmente, e que chegou a ser uma fala em um filme meu de 2003; ela, por sua vez, expressou incredulidade de que pudesse ter havido um tempo em que essa palavra fosse usada sem pensar."

Publicidade

"Para minha admiração e orgulho, ela foi extremamente eloquente ao falar sobre o quanto essa palavra seria dolorosa para alguém da comunidade LGBTQ+, independentemente de quão culturalmente normalizada ela seja. Eu não apenas concordei com ela, como também fiquei entusiasmada com sua paixão, seus valores e seu desejo por justiça social."

Damon continuou: "Nunca chamei ninguém de 'f*g' na minha vida pessoal e essa conversa com minha filha não foi um despertar pessoal. Não uso insultos de nenhum tipo. Aprendi que erradicar o preconceito exige uma ação ativa em direção à justiça, em vez de encontrar conforto passivo em me imaginar 'um dos bons'".

"E considerando que a hostilidade aberta contra a comunidade LGBTQ+ ainda não é incomum, entendo por que minha declaração levou muitos a presumir o pior. Para ser o mais claro possível, eu apoio a comunidade LGBTQ+", finalizou.

Carreira e próximos lançamentos

Apesar de acreditar que o cancelamento segue a pessoa "até o túmulo", a carreira de Damon não foi afetada pelo incidente — desde então, ele estrelou o vencedor do Oscar, Oppenheimer,e outras grandes obras. Ele também irá protagonizar o aguardado longa de Christopher Nolan, A Odisseia, que tem estreia marcada para 16 de julho de 2026 no Brasil.

Publicidade

Seu mais recente projeto é o thriller policial Dinheiro Suspeito, já disponível no catálogo da Netflix. Segundo a sinopse," a confiança entre uma equipe de policiais de Miami é quebrada e colocada à prova após encontrarem uma grande quantia de dinheiro num esconderijo abandonado. Enquanto as forças institucionais descobrem o tamanho da apreensão, dúvidas com relação a quem confiar colocam o grupo em disputa." Veja o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=LPA1G2tRgX4

Assista o episódio completo do podcast de Joe Regan a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=AVEZBy1uAk8

+++ LEIA MAIS: CRÍTICA | 'Dinheiro Suspeito' reúne Ben Affleck e Matt Damon em trama de ação — mas vale o play?

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações