Vanessa Mesquita, campeã do BBB14, enfrenta uma transformação após internação psiquiátrica por depressão e burnout, priorizando agora sua saúde mental e avaliando um possível retorno ao reality no futuro.
Campeã do BBB14, Vanessa Mesquita viveu muitas outras experiências desde que deixou o programa, no dia 1º de abril de 2024. A médica veterinária aproveitou o prêmio do reality, transformou seu amor pelos animais em uma missão e investiu no resgate de animais vulneráveis.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Mas nos últimos tempos, o esgotamento mental, o sono ruim e a falta de motivação a levaram a ser internada involuntariamente pela família em uma instituição psiquiátrica.
"Nunca imaginei que poderia existir essa Vanessa de hoje: centrada e calma. Sempre fui muito responsável com as minhas coisas e trazia muitos problemas externos para a minha vida. Por ter uma ONG, resgatar animais e ser veterinária, acaba sendo bem exaustivo", contou ela em entrevista à Marie Claire.
Em novembro do ano passado, Vanessa foi diagnosticada com depressão grave e Burnout. Em 25 dias de internação, perdeu 5 kg, e encarou questões que nunca conseguiu encarar ou falar.
"Negligenciei minha saúde mental por 39 anos", diz. 'Tentava fazer terapia, mas achava que não era para mim. Fui internada involuntariamente, porque jamais iria parar minha vida para isso. No começo, não aceitei. Me recusei [a fazer o tratamento], e questionei o motivo de estar ali, porque achava que não precisava. No início, fiquei em uma ala com pacientes com patologias bem exacerbadas e não tinha contato nenhum com o mundo exterior. Achei que fosse morrer ali".
"Lá, não tive acesso ao celular e nem a nada que acontecia do lado de fora. Parecia que estava no Big Brother de novo", complementou ela, de forma bem-humorada.
A internação de Vanessa ocorreu após uma alta dosagem de remédios para tentar dormir. À época, ela chegou a desmaiar com a automedicação, já que estava muito afetada pela morte de um de seus animais de estimação. "Já não conseguia mais dormir e escondia isso das pessoas. Estava com um péssimo humor e não sabia o que estava acontecendo comigo. Quando vi, estava me automedicando e aumentando cada vez mais a dose".
O período a levou a obter um outro olhar sobre a vida, uma verdadeira transformação. "Hoje, priorizo minha saúde mental: fazer as coisas mais devagar e no meu tempo, da forma que posso. Agora, dou uma respirada, me fecho no meu casulo e organizo as coisas na minha cabeça. Sei que se não estiver bem comigo e com a minha saúde mental, não vou fazer nada".
Sobre sua participação no BBB, Vanessa conquistou o Brasil ao formar um casal com Clara Aguiar. O público apelidou a dupla de 'Clanessa' em uma demonstração de grande carinho pelo romance vivido. "A gente entrou para a história, isso não tem como negar. Vou ter 60 ou 70 anos de idade e ainda se lembrarão disso. Tenho muito orgulho, nunca imaginei que poderia ter essa dimensão que tem até hoje".
Como a atual edição do BBB conta participantes veteranos, ela não descarta um retorno à casa mais vigiada do Brasil, caso surja um convite no futuro. "Nesse eu nem poderia entrar porque estou em tratamento ainda. Passei anos falando que jamais pisaria lá dentro, mas penso que talvez toparia no futuro. Hoje, o programa está muito diferente da minha época e sei que viveria uma história completamente diferente daquela da menina que venceu o programa no dia 1º de abril de 2014".