O filme O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, não venceu nenhuma categoria do British Academy Film Awards (Bafta), também conhecido como o "Oscar britânico". A decisão aconteceu neste domingo, 22, durante evento em Londres.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O longa concorria duas vezes. Na disputa por melhor filme em língua não inglesa, a produção brasileira enfrentava quatro títulos: Apenas Um Acidente (França), Sirât (Espanha), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Valor Sentimental (Noruega), que acabou levando o troféu. O mesmo grupo de filmes também concorre com O Agente Secreto na categoria de filme internacional do Oscar.
Entre os indicados a melhor roteiro original estavam Eu Juro, Marty Supreme, Valor Sentimental e Pecadores, vencedor na categoria. A premiação britânica apresentou uma relação praticamente igual à do Oscar, mas incluiu O Agente Secreto no lugar de Blue Moon, escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Este foi o segundo ano consecutivo com presença brasileira no Bafta. Em 2025, Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, disputou como melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio ficou com Emilia Perez.
Wagner Moura não apareceu entre os indicados a Melhor Ator. O nome do artista sequer integrou a pré-lista divulgada em 9 de janeiro.
Na categoria de direção de fotografia, o brasileiro Adolpho Veloso também não venceu por Sonhos de Trem. O longa competia com trabalhos de Dan Laustsen (Frankenstein), Darius Khondji (Marty Supreme), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra, vencedor) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores).
Já Petra Costa concorreu com o documentário Apocalipse nos Trópicos, mas a estatueta foi concedida a Mr. Nobody Against Putin.