Itália continua a subir no ranking dos países mais visitados do mundo

Turismo no Belpaese cresceu mais de 7% em 2025, com 185 mi de chegadas

23 jan 2026 - 13h06
(atualizado às 14h07)

A Itália registrou aumento de 7,1% no turismo em 2025, quando o número de chegadas superou 185 milhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Interior.

Molise, região do centro-sul da Itália, oferece turismo fora dos grandes centros
Molise, região do centro-sul da Itália, oferece turismo fora dos grandes centros
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o relatório, o aumento do fluxo turístico impactou tanto os estabelecimentos hoteleiros, que registraram aumento de 3% nas chegadas em 2025, passando de 101,6 milhões no ano anterior para 104,6 milhões, quanto os não hoteleiros, que cresceram de 71,3 milhões para 80,6 milhões (+ 13%) no mesmo período.

Publicidade

A pesquisa justifica o resultado positivo com o incremento de turistas italianos (+5,1%) e estrangeiros (+8,7%) pelo território.

"Os números registrados nos últimos anos mostram que a direção tomada pelo governo [nacional] é a correta. A Itália continua a subir no ranking dos países mais visitados do mundo, tornando-se a segunda nação europeia em termos de presença turística e [também] ultrapassamos a França pela primeira vez na história, nos aproximando dos níveis da Espanha", afirmou a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em mensagem em vídeo divulgada no Fórum Internacional de Turismo em Milão.

A premiê destacou ainda que o sistema turístico do país "reforçou não só a sua capacidade de atrair visitantes estrangeiros, como também provou sua habilidade de retê-los por mais tempo".

Outro motivo para o sucesso do setor no ano passado apontado por Meloni são as estratégias voltadas ao turismo fora de temporada e a variedade na oferta de roteiros inseridos em localidades diversas das tradicionais.

Publicidade

"Nossa nação sempre teve fluxos turísticos significativos para nossas deslumbrantes cidades artísticas e destinos sazonais populares, mas expressa uma riqueza muito mais vasta, composta por muitos elementos diferentes, como natureza, paisagens, cultura, arte, história, espiritualidade, gastronomia, vinhos, e bem-estar", disse Meloni, reforçando que seu governo tem dado atenção especial "aos pequenos vilarejos e municípios com vocação turística, além do interior" da Itália.

Para a premiê, o bom resultado na área de turismo "se traduz em benefícios concretos para a economia [italiana] como um todo". 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se