Escritor mexicano Carlos Fuentes morre aos 83 anos

15 mai 2012 - 16h12
(atualizado em 16/5/2012 às 09h41)

O escritor mexicano Carlos Fuentes morreu às 12h15 (horário do México) desta terça-feira (15), aos 83 anos, na Cidade do México, anunciou o presidente Felipe Calderón em sua conta no microblog Twitter.

"Lamento profundamente o falecimento do nosso querido e admirado Carlos Fuentes, escritor e mexicano. Descanse em paz", escreveu o presidente.

Segundo a imprensa mexicana, o autor de livros como Aura (1962) e Gringo Velho (1985), morreu de problemas cardíacos em um hospital do sul da capital mexicana. O médico que atendia Fuentes, Dr. Arturo Bellesteros, declarou ao site El Sol de México que a parada cardíaca foi ocasionada por uma hemorragia derivada de uma úlcera.

Fuentes morreu um dia depois de ter sido premiado com o título de doutor "Honoris Causa" pela Universidade das Ilhas Baleares pela qualidade e extensão de sua obra. Apesar de sua idade, sua morte causou surpresa no México uma vez que o escritor se mantinha ativo, viajando, dando entrevistas, participando de eventos e escrevendo, e não havia divulgado nada sobre problemas de saúde.

Crítico do nacionalismo oficial mexicano e cosmopolita, Fuentes invocou várias vezes a incapacidade do país em se transformar em uma sociedade moderna e em desvendar os mistérios da alma mexicana. Amante do idioma em que escrevia, chegou a dizer que sua luta para conservar o espanhol durou toda sua infância, pois esteve a ponto de perdê-lo.

"O idioma queria dizer para mim nacionalidade: era um conjunto opressivo de significados sujeitos sempre a luta, a reconquista", disse. Considerado o fundador do romance moderno no México, o intelectual fez curso superior na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e no Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra (Suíça).

Fuentes ainda era jovem quando seu talento literário começou a se sobressair e o escritor começou a contribuir com uma geração de escritores extraordinários que formariam o chamado "boom latino-americano".

Uma onda de tristeza no mundo intelectual latino-americano, no governo mexicano e no âmbito político se manifestou sobretudo por meio da rede social Twitter.

O escritor peruano Mario Vargas Llosa reconheceu o seu legado literário e falou da amizade que os uniu por décadas. "Fomos amigos todo esse tempo sem que nada, nunca, empobrecesse essa amizade. Deixa uma obra enorme que é um testemunho eloquente de todos os grandes problemas políticos e realidades culturais de nosso tempo", escreveu a filha de Vargas Llosa em sua conta no Twitter, em nome de seu pai.

Em algumas de suas últimas entrevistas, Fuentes disse que acabava de terminar seu último livro, "Federico en su Balcón", onde o filósofo alemão Federico Nietzsche aparecia ressuscitado em sua varanda em uma madrugada e começava uma conversa com o escritor.

Entre os muitos prêmios que Fuentes recebeu estão o Cervantes (1987), o Príncipe de Astúrias das Letras (1994) e o Nacional de Literatura do México (1984). Além disso, ganhou distinções tais como a Ordem da Independência Cultural Rubén Darío, outorgada pelo Governo sandinista (1988); a Ordem ao Mérito no Chile (1993) e a espanhola Grã-Cruz da Ordem de Isabel, a Católica (2008).

Marly Bueno com a atriz Laura Cardoso, em janeiro de 2011. As duas foram juntas ao teatro no Rio de Janeiro
Marly Bueno com a atriz Laura Cardoso, em janeiro de 2011. As duas foram juntas ao teatro no Rio de Janeiro
Foto: Philippe Lima / AgNews
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se