Com base nos ensinamentos do filósofo estoico Epicteto, o artigo discute a tendência humana de culpar fatores externos para proteger o ego diante dos próprios infortúnios. Para o pensador, a formação do caráter é um processo de amadurecimento em três etapas: inicia-se na postura imatura de responsabilizar os outros, progride com a autocrítica ao assumir os próprios erros e atinge a plenitude quando a pessoa supera a necessidade de buscar culpados, compreendendo e dominando seu próprio interior.
Você chega atrasado ao trabalho e a culpa é do trânsito. Chega ao supermercado e alguém já comprou os últimos iogurtes porque um colega pediu sua ajuda no trabalho. Você reprova na prova e, obviamente, é porque o professor está te perseguindo. Embora todos nós já tenhamos sido tentados a culpar alguém quando as coisas dão errado, nem sempre a culpa é de outra pessoa.
Pensar o contrário protege nosso ego e é mais fácil do que sermos autocríticos por termos reprovado na prova por não termos nos preparado ou por termos nos atrasado para o trabalho por termos saído de última hora.
O filósofo estoico Epicteto disse que "culpar os outros pelos próprios infortúnios é sinal de falta de educação. Culpar a si mesmo mostra que a educação começou. Não culpar nem a si mesmo nem aos outros mostra que a educação está completa".
Na citação que aparece no Enchiridion, quando Epicteto fala de "educação", ele se refere à formação do caráter, à formação completa de uma pessoa. Portanto, "falta de educação" significa mais do que simplesmente não ter aprendido a lidar com o próprio interior.
A 'educação' é uma escada de três degraus
Essa educação, segundo a filosofia de Epicteto, é uma escada de três degraus. Um processo em três fases no qual primeiro se culpa os outros, depois a si mesmo e, finalmente, não se culpa ninguém, como diz o ditado.
O ponto de partida dessa "educação" da qual Epicteto fala começa com a culpabilização dos outros. Nela, acreditamos que nosso desconforto vem de fora, seja da ...
Matérias relacionadas
Lao Tse, filósofo: 'Preocupa-te com o que os outros pensam e sempre serás um prisioneiro'