Veja fotos da aurora boreal após tempestade solar extrema

A tempestade solar mais forte dos últimos anos rendeu um espetáculo de luzes, formando auroras nos céus da Europa, Chile e até Argentina. Veja as fotos

13 mai 2024 - 20h42
(atualizado em 14/5/2024 às 00h33)

A Terra acabou de experimentar a tempestade solar mais forte desde 2005. O fenômeno começou na sexta (10) após um grande grupo de manchas solares liberar uma forte massa de plasma em nossa direção. Quando as partículas do astro chegaram ao nosso planeta, causaram uma tempestade geomagnética com intensidade não vista há anos. 

Foto: NASA's SDO (à esq.), NASA/Bill Dunford (à dir.) / Canaltech

As partículas do Sol chegaram ao campo magnético da Terra na sexta (10) e causaram uma tempestade geomagnética de nível G4, o segundo mais alto da escala. Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), fenômenos desta intensidade podem causar problemas em redes elétricas e em sinais de rádio de baixa frequência. 

Publicidade

Além disso, as partículas renderam auroras boreais espetaculares visíveis bem mais ao sul do que o comum, aparecendo em partes maiores dos Estados Unidos, Inglaterra, América Central e do Sul. Foram registradas também auroras no Chile e na Argentina.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina descreveu o fenômeno como "caso histórico". Na Europa, o fenômeno foi visto na Suíça, Reino Unido, Portugal e outros. A colocação não é exagerada, afinal, as auroras costumam acontecer perto dos polos sul e norte. 

O campo magnético da Terra captura as partículas do Sol (Imagem: Reprodução/Goddard Space Flight Center da NASA)
Foto: Canaltech

Estas belas luzes são causadas pelo Sol, que continua bastante ativo. Nossa estrela disparada pelo espaço nuvens de partículas através de erupções solares e ejeções de massa coronal, e eventualmente elas alcançam a Terra — mas pode ficar tranquilo, pois a maior parte destas partículas é desviada pelo campo magnético do nosso planeta.

Mesmo assim, algumas delas são capturadas e aceleradas na direção dos polos; ali, elas colidem com moléculas atmosféricas e emitem luzes, cuja cor varia com o composto e altitude. Quando aparecem perto do polo norte, o fenômeno é chamado de "aurora boreal"; no sul, torna-se "aurora austral".

Publicidade

Fotos da aurora boreal

Abaixo, você encontra algumas belas fotos das auroras ocorridas no fim de semana:

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se