Patrocínio

Senadora norte-americana pede que CEO do Facebook retenha documentos relacionados a depoimento

12 out 2021 - 19h08

A presidente do Comitê de Comércio do Senado dos Estados Unidos, Maria Cantwell, pediu nesta terça-feira que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, preserve todos os documentos relacionados ao depoimento feito na semana passada pela informante Frances Haugen. 

Zuckerberg, CEO do Facebook, testemunha remotamente em comitê do Senado norte-americano. 17/11/2020. Senate Judiciary Committee via REUTERS
Zuckerberg, CEO do Facebook, testemunha remotamente em comitê do Senado norte-americano. 17/11/2020. Senate Judiciary Committee via REUTERS
Foto: Reuters

"O depoimento ... levanta preocupações significativas sobre se o Facebook enganou o público, reguladores federais e este comitê", disse Cantwell, que é do partido democrata.

Publicidade

"Este comitê continuará a supervisionar e trabalhar para buscar projetos de lei que protejam a privacidade dos consumidores, melhorem a segurança de dados e fortaleçam a fiscalização federal para abordar os prejuízos digitais, que são o assunto dessas audiências." 

Cantwell pediu que o Facebook preserve e retenha as pesquisas internas da empresa citadas por Haugen e a avaliação do Facebook sobre a pesquisa; sistemas de ranqueamento ou composição; experimentos ou recomendações para alterar esses sistemas de ranqueamento e o impacto das plataformas do Facebook em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade. 

O Facebook não respondeu imediatamente a um pedido por comentários. 

Na semana passada, o Comitê de Comércio criticou duramente o Facebook, acusando Zuckerberg de buscar sempre lucros maiores enquanto era arrogante sobre a segurança dos usuários.

Publicidade

O comitê exigiu que agências de regulação investiguem as acusações feitas pela informante de que a empresa de redes sociais prejudica a saúde mental de crianças e alimenta divisões.

Zuckerberg defendeu a empresa, dizendo que as acusações estão em discordância com os objetivos do Facebook. 

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se