Patrocínio

Samsung abre escola com internet a energia solar na África

28 out 2011 - 12h20
(atualizado às 12h22)

Mais uma vez a tecnologia dá sinais de que pode levar educação, comunicação e conectividade para as áreas mais remotas e carentes do planeta. Dessa vez, a Samsung levou para comunidades da África do Sul uma escola móvel movida a energia solar. O primeiro protótipo está funcionando na sede da sul-coreana na cidade de Boksburg, no país africano.

Construída em um container de cerca de 12 metros, unidade educacional é preparada para suportar diferentes condições climáticas, e pode funcionar até em dias sem sol
Construída em um container de cerca de 12 metros, unidade educacional é preparada para suportar diferentes condições climáticas, e pode funcionar até em dias sem sol
Foto: Samsung Tomorrow / Divulgação

A Solar Powered Internet School é a primeira no mundo, segundo a empresa de tecnologia, a levar tecnologia de ponta para as salas de aula e ser totalmente autossuficiente. A única coisa que esta escola precisa para funcionar é a energia solar. "Nossa ideia era criar um ambiente que pudesse facilitar o aprendizado de todas as comunidades remotas que não têm acesso às ferramentas de educação ou conexão com a internet", explica o CEO da Samsung Eletronics Africa, KK Park.

Publicidade

Modelo ideal para áreas remotas e rurais sem acesso a energia, a escola da Samsung foi construída dentro de um container de aproximadamente 12 metros de comprimento, que pode ser transportado por caminhões para qualquer área do país. Desenvolvida para aguentar todas as adversidades climáticas, a sala possui painéis solares capazes de alimentar os equipamentos da escola por nove horas por dia regularmente, e até por um dia e meio em situações extremas, sem luz do sol.

"O total de energia gerada diariamente pelas escolas pode torná-las escolas comuns na parte da manhã, um centro de educação para adultos na parte da tarde e, nos finais de semana, um centro comunitário", afirma Park. A escola atende até 21 alunos e possui uma lousa eletrônica de 50 polegadas, além de grande variedade de notebooks, netbooks e tablets da fabricante de eletroeletrônicos sul-coreana. Além disso, a sala de aula possui refrigeração, conexão Wi-Fi e também internet 3G.

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações