Oferecimento

Pela primeira vez, algo inédito é capturado pelo Google Maps, movendo-se a 27 mil km/h fora da Terra

Satélite da Starlink aparece cinco vezes na mesma imagem

14 mai 2025 - 14h24
(atualizado em 15/5/2025 às 18h27)
Foto: Xataka

Há pessoas que dedicam horas a explorar os cantos mais remotos do planeta nas fotos de satélite do Google Maps, em busca de descobertas surpreendentes. Mas, desta vez, a surpresa não estava na Terra, e sim no espaço.

É fácil encontrar aviões no Google Maps ou no Google Earth. Todos os dias voam entre 100.000 e 120.000 aviões pelo mundo. Nem mesmo os aviões furtivos, como o bombardeiro B-2, estão a salvo das câmeras dos satélites que alimentam os mapas do Google com suas imagens. O B-2, por exemplo, foi flagrado em pleno voo há alguns anos.

Publicidade

Mas o nível subiu com a descoberta mais recente de um usuário do Reddit nas coordenadas 33°44'39.0"N 96°44'46.2"W: uma zona rural do Texas, ao norte da cidade de Dallas. Trata-se de um satélite orbitando a Terra a mais de 27.000 quilômetros por hora — o que faz o avião militar parecer um caracol em comparação.

Cinco espectros de cores

A foto foi tirada em 30 de novembro de 2024 por um satélite de observação europeu Pleiades, desenvolvido pela Airbus. É uma cena que talvez tivesse passado despercebida, não fosse pelas cinco silhuetas de cores diferentes que parecem ser fantasmas do mesmo satélite.

Na verdade, trata-se do mesmo satélite visto em cinco bandas espectrais. A silhueta preta, capturada primeiro, é o satélite visto no infravermelho próximo. Em seguida aparecem as silhuetas vermelha, azul e verde, cada uma registrada com um filtro de cor diferente em instantes distintos. Por fim, a silhueta mais nítida de todas: uma imagem ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Com o Papa Leão XIV, as portas de uma sala secreta do Vaticano foram reabertas: a quadra de tênis de suas excelências

O dono de uma das maiores coleções de motos do mundo faleceu e agora sua família leiloa as quase 300 joias

Microsoft alivia a pressão sobre os usuários do Windows 10: apps do Office terão suporte até 2028

Após 100 horas visitando um templo maia, MrBeast irritou a arqueologia — as autoridades mexicanas tiveram que esclarecer o ocorrido

Em 2023, exploradores entraram em uma caverna remota no México; encontraram o mais recente tesouro arqueológico do país

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações