Oferecimento
Byte

Pacientes recuperam movimento com estímulo na medula espinhal

O AVC tirou o movimento dos braços de dois pacientes, mas eles conseguiram uma melhora significativa com o estímulo de eletrodos

21 fev 2023 - 05h00
Paciente com paralisia consegue usar garfo e faca para comer.
Paciente com paralisia consegue usar garfo e faca para comer.
Foto: Fonte: Universidade de Pittsburgh

Duas pessoas com paralisia por derrame conseguiram mover os braços após receberem estímulos elétricos na medula espinhal, de acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Medicine. 

Nos Estados Unidos, o AVC é a principal causa de paralisia na população. O derrame pode enfraquecer permanentemente os sinais enviados pelo cérebro até a medula espinhal para realizar movimentos.

Publicidade

A condução da pesquisa

Os pesquisadores da Universidade da Pittsburgh, na Pensilvânia, implantaram cirurgicamente oito eletrodos em regiões específicas da medula espinhal dos participantes. Foi aplicada uma corrente elétrica que imitava os sinais cerebrais que normalmente controlam os movimentos dos braços.

Durante quatro semanas, os pacientes passaram por fisioterapia estimulada pelos eletrodos. Ambos realizaram os exercícios cinco dias por semana.

Os participantes do estudo tinham lesões medulares que afetaram a conexão entre o cérebro e as mãos, tornando impossível a movimentação voluntária total dos membros superiores. 

Os resultados

Os pacientes realizaram tarefas de medição de força, movimento e função dos braços e mãos. Um dos participantes teve 108% de aumento na pressão manual. O outro teve um ganho de 40%.

Publicidade

Um deles conseguiu realizar tarefas mais complexas e detalhadas, como abrir uma fechadura e usar utensílios para comer de forma independente. 

Após o período de estímulos, ambos os pacientes obtiveram benefícios permanentes, mesmo após a remoção dos eletrodos. Em uma escala de 66 pontos, um dos participantes teve um ganho de 11 pontos e o outro de 2 pontos. Isso abre um caminho para que essa técnica se torne uma terapia para quem sofreu AVC.

Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações