A Anthropic não é nem de longe tão conhecida quanto a OpenAI, mas seu modelo de IA, Claude, está ganhando força quase sem ser notado. Talvez porque isso ocorre num setor um pouco menos aberto, como setores internos de grandes empresas. Pelo menos foi isso que um estudo da Menlo Ventures apontou recentemente, o que certamente pinta um quadro interessante para essa guerra de IAs corporativas.
Dados da empresa de capital de risco revelam que, no início de 2023, a OpenAI dominava o segmento de negócios com seus modelos de IA: detinha 50% de participação, enquanto a Anthropic mal tinha 12%. Em julho, a situação mudou drasticamente, e enquanto a OpenAI reduziu sua participação para 25%, a Anthropic conseguiu aumentá-la para 32%.
Empresas estão apostando no Claude
De acordo com dados da própria OpenAI, a empresa já conta com 800 milhões de usuários. Uma pequena parte deles já utiliza uma assinatura paga, o que permitiu que a receita anual subisse para US$ 13 bilhões em 2025 (cerca de R$ 70 bi). Do total, 30% vêm de empresas. A própria Anthropic aponta que as receitas em 2025 serão em torno de US$ 5 bilhões de dólares (cerca de R$ 26,7 bi) - embora possam terminar o ano com US$ 9 - mas 80% delas vêm de clientes empresariais, cujo número agora é de 300 mil. A diferença é notável.
O relatório da Menlo Ventures ainda argumenta que há um tipo de usuário profissional especialmente importante nesses números: programadores. Na verdade, a participação de mercado da Anthropic entre os ...
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