O Rolls-Royce Phantom é um dos carros mais vendidos da histórica marca britânica. Foi o primeiro modelo desenvolvido pela BMW, atual proprietária da fabricante inglesa, e foi uma revolução. De 2003 a 2017, a Rolls-Royce fabricou 10.327 unidades do Phantom em todas as suas versões, incluindo 2.186 exemplares das versões conversível e cupê de duas portas.
Havia todos os tipos de versões, com chassis longo e curto, séries especiais e vários modelos únicos. Embora este Phantom japonês com o lendário motor "2JZ" do antigo Toyota Supra também seja singular, não é um exemplar único da marca, mas sim de um louco absolutamente maravilhoso de Tóquio, Yajima-san.
Metade do motor, mas dobro de potência
Yajima-san comprou seu novo Rolls-Royce em 2008. Ele o usou profissionalmente e pessoalmente por quase uma década, explica em entrevista ao Tokyo Tuner. Até que um dia, o V12 de 6,75 litros e 450 cv quebrou. A solução que Yajima-san encontrou foi instalar um motor Toyota Supra em vez do V12 da BMW.
Por que instalar um motor de 6 cilindros mais antigo em vez do V12? A pane do V12 é do tipo que, embora cara, não é tão custosa para alguém que comprou um Phantom novo e já possuía veículos como um Nissan GT-R e um Volkswagen Passat R36.
O motivo, segundo o próprio Yajima-san, é que ele viu nisso uma oportunidade de criar um carro mais personalizado, mas também mais potente, com um motor mais fácil de consertar do que o complexo V12.
Então, em vez de trocar o V12 quebrado por um novo, ele o...
Matérias relacionadas
China vai construir ferrovia no Brasil que vai ligar oceanos Atlântico e Pacífico