Oferecimento

O Rolls-Royce Phantom que a marca nem consegue ver: este japonês removeu o V12 da BMW e o equipou com motor do Toyota Supra

6 jul 2025 - 14h13
(atualizado em 8/7/2025 às 10h12)
Foto: Xataka

O Rolls-Royce Phantom é um dos carros mais vendidos da histórica marca britânica. Foi o primeiro modelo desenvolvido pela BMW, atual proprietária da fabricante inglesa, e foi uma revolução. De 2003 a 2017, a Rolls-Royce fabricou 10.327 unidades do Phantom em todas as suas versões, incluindo 2.186 exemplares das versões conversível e cupê de duas portas.

Havia todos os tipos de versões, com chassis longo e curto, séries especiais e vários modelos únicos. Embora este Phantom japonês com o lendário motor "2JZ" do antigo Toyota Supra também seja singular, não é um exemplar único da marca, mas sim de um louco absolutamente maravilhoso de Tóquio, Yajima-san.

Publicidade

Metade do motor, mas dobro de potência

Yajima-san comprou seu novo Rolls-Royce em 2008. Ele o usou profissionalmente e pessoalmente por quase uma década, explica em entrevista ao Tokyo Tuner. Até que um dia, o V12 de 6,75 litros e 450 cv quebrou. A solução que Yajima-san encontrou foi instalar um motor Toyota Supra em vez do V12 da BMW.

Por que instalar um motor de 6 cilindros mais antigo em vez do V12? A pane do V12 é do tipo que, embora cara, não é tão custosa para alguém que comprou um Phantom novo e já possuía veículos como um Nissan GT-R e um Volkswagen Passat R36.

O motivo, segundo o próprio Yajima-san, é que ele viu nisso uma oportunidade de criar um carro mais personalizado, mas também mais potente, com um motor mais fácil de consertar do que o complexo V12.

Então, em vez de trocar o V12 quebrado por um novo, ele o...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

"Estamos a poucos meses de uma tragédia": as vans elétricas não vendem e Stellantis ameaça fechar fábricas

China vai construir ferrovia no Brasil que vai ligar oceanos Atlântico e Pacífico

Taxa de 3 centavos por quilômetro rodado nas rodovias: a nova proposta da Espanha para arrecadar 5,7 bilhões de euros por ano

Se a Europa realmente se rearmar, enfrentará um problema que afetará à toda a população: carros e trens.

Stellantis faz recall na França de um de seus motores mais controversos: mais de 600 mil carros devem passar pela oficina

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se