O volume de vendas da Positivo cresceu 54% no primeiro trimestre, na comparação anual, impulsionado por um salto de mais de 20 vezes nas vendas tablets e pelo forte crescimento no segmento de notebooks. O lucro líquido da companhia, por outro lado, ficou estável em R$ 11,7 milhões.
O volume de vendas cresceu, mesmo na comparação com o quarto trimestre de 2012, quando as vendas tendem a ser fortes por conta do período de compras de fim de ano. A empresa atribuiu o avanço principalmente ao crescimento no segmento de vendas ao governo, que subiu mais de seis vezes sobre um ano antes, a 258,1 mil unidades.
O segmento de varejo, o principal da companhia, cresceu 8,9% em volume, para 459,1 milhões de produtos. As vendas de tablets subiram de quase 7 mil aparelhos no primeiro trimestre do ano passado para 144 mil de janeiro a março deste anos, ao passo que os notebooks tiveram alta de 53,4% nos volumes, a 446,5 mil unidades.
Apenas o segmento de computadores de mesa (desktops) teve queda na base anual, de 11,9%. Assim, a receita líquida da companhia somou R$ 613,4 milhões no primeiro trimestre, alta de 39,4% sobre um ano antes.