URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Em MG, festival Hacktown almeja ser 'SXSW brasileiro'

Inspirado no evento do Texas, feira em Santa Rita do Sapucaí (MG) une música, cultura, inovação e tecnologia; com 36 mil habitantes e 160 empresas de tecnologia, cidade é conhecida como 'Vale da Eletrônica'

6 set 2019 - 19h13

Música, cinema, inovação e comportamento fazem parte da receita do South by Southwest, um dos principais eventos de tecnologia dos Estados Unidos, realizado há mais de três décadas no Texas e responsável por impulsionar empresas como o Twitter. Nesta semana, em Santa Rita do Sapucaí (MG), a mesma fórmula é aplicada pelo HackTown, um festival que chega à sua 5ª edição com 6 mil ingressos esgotados.

Iniciado na quinta-feira e com mais de 600 atividades até o domingo, o evento busca trazer discussões inovadoras a uma cidade que tem a tecnologia em seu DNA.

Publicidade
Com 36 mil habitantes e 160 empresas de tecnologia, cidade é conhecida como ‘Vale da Eletrônica’
Com 36 mil habitantes e 160 empresas de tecnologia, cidade é conhecida como ‘Vale da Eletrônica’
Foto: Hacktown/Instagram / Estadão

É lá que ficam, por exemplo, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), uma das principais faculdades do setor no assunto, bem como a fabricante de eletrônicos DL, responsável por distribuir os aparelhos da chinesa Xiaomi no Brasil. Com apenas 36 mil habitantes, a cidade concentra cerca de 160 empresas de tecnologia e é conhecida como "Vale da Eletrônica".

Em 2019, um dos principais destaques do evento foram testes feitos com 5G pela TIM e pela fabricante de infraestrutura de telecomunicações Ericsson. As duas, em parceria com o Inatel, implementaram um laboratório para experimentações com a nova tecnologia de conexão móvel de quinta geração, cujas velocidades podem chegar a 1 Gbps (gigabit por segundo), dez vezes mais rápidas que o máximo permitido pelo 4G.

Além disso, há apresentação de bandas independentes como Supercombo, Scalene, Plutão Já Foi Planeta e S.E.T.I e a participação de empresas como Google, TransferWise, IBM e Facebook.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se