Apple alega que Samsung copiou deliberadamente o iPhone
31 jul2012 - 16h31
(atualizado às 21h43)
A Samsung foi acusada de buscar inspiração nos produtos da Apple ao invés de inovar por conta própria, disse a companhia norte-americana em sua declaração de abertura no segundo dia de julgamento do caso envolvendo possíveis quebras de patentes. Documentos apresentados ao júri mostram que a Samsung afirmou, em uma análise interna, que competir com o iPhone seria inevitável, e que seu hardware era "fácil de copiar".
Em sua defesa, a empresa sul-coreana exaltou as características inovadoras do iPhone, mas garantiu que o telefone da Apple foi apenas uma inspiração para seus próprios celulares. "O iPhone foi um produto inspirador para todos", disseram os advogados da Samsung à corte em San José. "Ser inspirado por um produto se chama competição, não cópia."
O advogado da Apple Harold McIlhenny defendeu que a empresa fez uma aposta arriscada que deu certo ao desenvolver o iPhone, apresentado em 2007, e seus competidores - especialmente a Samsung - passaram a copiar seu design, levando os concorrentes a lucrar muito, e fazendo com que a Apple a perdesse mercado. No julgamento, a Apple afirmou que se lançou no mercado de telefonia sem qualquer reputação a defender, porém revolucionou a indústria com o iPhone.
"A Apple não tinha reputação a zelar, nenhuma credibilidade. O iPhone foi uma tentativa que, se tivese dado errado, poderia acabar com o futuro da companhia", disse McIlhenny aos jurados. Em suas considerações iniciais, a empresa norte-americana admitiu que a Samsung poderia ter inovado e, até mesmo, superado a Apple no mercado por mérito próprio, mas preferiu copiar o design e a interface do iPhone porque não era capaz de competir no mercado de smartphones com os aparelhos que possuía.
"Fomos roubados" O designer industrial Christopher Stringer foi a primeira testemunha da Apple a depôr nesta terça-feira, depois das considerações iniciais do advogado. O funcionário está há 17 anos na Apple e contou como nasce um produto na empresa. "Nosso trabalho é imaginar produtos que não existem e orientar o processo que os leva à vida", afirmou. "Fomos roubados", disse durante o depoimento, se referindo ao design do iPhone.
Segundo ele, o objetivo da empresa quando pensou no iPhone foi construir um "objeto novo, original e belo". Ele disse que Steve Jobs tinha dúvidas quanto ao produto antes de seu anúncio, e que a equipe teve que resolver grandes problemas de engenharia. O designer afirmou que a Samsung é um dos criminosos mais notórios do design da empresa. "É um enorme salto na imaginação inventar algo novo. Isso foi o que nós fizemos", disse.
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Com informações da Reuters.
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Há exatos cinco anos, a Apple colocou nas lojas a primeira geração do iPhone, aparelho que revolucionou o mercado de celulares. Segundo uma recente pesquisa da Strategy Analytics, a companhia já vendeu 250 milhões de unidades nesses cinco anos. A chegada de um novo iPhone é precedida de longas filas, e o primeiro cliente a comprar o primeiro aparelho vira notícia. Mas por que isso acontece? Veja na galeria o que cada uma das gerações do iPhone trouxe de novo para o mercado
Foto: Getty Images
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iPhone - 2007 - Steve Jobs apresentou o aparelho que integrava o tocador de música iPod com telefone na abertura da Macworld em 9 de janeiro de 2007. As vendas começaram em 29 de junho daquele ano
Foto: Wikimedia Commons
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iPhone - 2007 - O primeiro iPhone podia acessar a internet por Wi-Fi ou pela rede EDGE, uma tecnologia de internet móvel intermediária entre o 2G e o 3G
Foto: Wikimedia Commons
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iPhone 3G - 2008 - O destaque da chegada da segunda geração de telefones inteligentes da Apple ficou por conta da velocidade de conexão à internet, já que abandonou a rede EDGE para se conectar à web por meio da terceira geração de internet móvel
Foto: Wikimedia Commons
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iPhone 3G - 2008 - O novo aparelho se mostrou mais fino e mais leve, cerca de 1,2 cm de espessura e 133 g. Junto com o iPhone 3G, a Apple anunciou também a App Store, loja de aplicativos que tinha somente 500 programas na data do lançamento
Foto: Wikimedia Commons
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iPhone 3GS - 2009 - Versão mais antiga do iPhone que segue nas lojas hoje em dia, a terceira geração do aparelho chegou ao mercado em 2009 com um "S" no nome que significava "Speed", ou "velocidade". O aparelho chegou cumprindo a promessa de ser 2,1 vezes mais rápido ao enviar mensagens e 2,9 vezes mais veloz ao abrir páginas web
Foto: Divulgação
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iPhone 3GS - 2009 - Outra melhoria foi o controle de voz, que permitia fazer ligações ou tocar músicas parecidas com a que o usuário estava cantando, por exemplo. O iPhone 3GS ganhou também câmera de 3 MP com gravação de vídeo
Foto: Divulgação
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iPhone 4 - 2010 - O iPhone 4 trouxe um novo desenho com acabamento em aço inoxidável e a tela em vidro, medindo apenas 9,3 mm de espessura (24% a menos que o iPhone 3GS). Essa foi a primeira grande mudança de design do iPhone, que ganhou acabamento mais quadrado no lugar das bordas arredondadas
Foto: Divulgação
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iPhone 4 - 2010 - A câmera traseira da quarta geração mostrou algo inédito para o iPhone: um flash LED integrado, além de 5 megapixels de resolução, com zoom digital de 5x e capacidade de gravar vídeos em alta definição (720p). A tela "retina display", que agora equipa iPads e MacBooks, também chegou nessa versão
Foto: Divulgação
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iPhone 4S - 2011 - A mais recente versão do aparelho conta com o processador A5, o mesmo do iPad 2. A CPU dual-core e gráficos dual-core deixaram os gráficos sete vezes mais rápidos que a versão anterior
Foto: Divulgação
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iPhone 4S - 2011 - A câmera de 8 megapixels e que pode ser aberta diretamente da tela de bloqueio, é outro destaque do novo aparelho, com resolução de 3264x2448 e mais rápida. Os vídeos, que tinham qualidade HD com resolução de 720 pontos na versão 4, ganharam resolução de 1.080 pontos no 4S. Foi aqui que apareceu o Siri, assistente pessoal de voz da Apple