URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

EUA votará lei que pode banir drones da DJI do país

Após aprovar lei que pode banir TikTok do país, EUA votará proibição da fabricante chinesa de drones DJI

30 abr 2024 - 10h51
(atualizado às 13h00)

Após terem encaminhado a lei que pode banir o TikTok do país, os Estados Unidos devem proibir os drones da empresa chinesa DJI. A intenção foi noticiada no jornal The New York Times, e seria motivada por preocupações com a segurança nacional. 

Foto: Divulgação/DJI / Canaltech
Drones da DJI podem ser banidos dos EUA (Imagem: Divulgação/DJI)
Foto: Canaltech

O projeto de lei em questão é a Countering CCP Drones Act (Lei de Combate aos Drones do Partido Comunista Chinês, em tradução livre), que pode adicionar os drones da DJI à lista de equipamentos cobertos pela Secure and Trusted Communications Networks Act (Lei de Redes de Comunicações Seguras e Confiáveis). 

Publicidade

Inaugurada em 2019, a lista já conta com equipamentos banidos de outras empresas chinesas, como a Huawei e a ZTE

De acordo com a congressista Elise Stefanik, que apresentou a Lei de Combate aos Drones do CCP pela primeira vez em 2022, agências governamentais teriam descoberto que os drones da DJI entregam informações sobre "infraestruturas críticas" dos EUA para a China. 

País alega preocupações com segurança nacional (Imagem: Divulgação/DJI)
Foto: Canaltech

Não é a primeira vez que a administração dos EUA toma medidas contra a DJI: em 2020, o Departamento de Comércio proibiu a comercialização de tecnologia entre empresas locais e a chinesa.

Já em 2021, os EUA apontaram que a DJI estaria desrespeitando direitos humanos ao supostamente atuar na vigilância de minorias muçulmanas Uigures, na província de Xinjiang.

Publicidade

Em resposta, a DJI já indicou que "não participou de atividades que violam os direitos humanos, mas não tem controle sobre como os seus produtos são usados". 

Além disso, em março a empresa afirmou por nota oficial que os legisladores responsáveis "continuam a fazer alegações imprecisas e sem fundamento, amplificando narrativas xenofóbicas". 

A Lei de Combate aos Drones do CCP poderá ser votada pelo parlamento já no mês que vem. Enquanto isso, já foi sancionada pelo presidente Joe Biden a lei que pode encerrar as atividades do TikTok nos EUA, caso a operação da rede social no país não seja vendida em nove meses. 

Fonte: The New York Times

Trending no Canaltech:

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se