Patrocínio

Entenda o que é o ciclone extratropical que atinge o Brasil

Sistema de baixa pressão causa vento intenso e chuvas fortes. Impactos se devem à proximidade do ciclone em relação à costa catarinense

10 ago 2022 - 15h58
(atualizado às 16h46)
Ciclones, como o que chegou a Santa Catarina, são áreas com pressão atmosférica menor em relação ao seu entorno
Ciclones, como o que chegou a Santa Catarina, são áreas com pressão atmosférica menor em relação ao seu entorno
Foto: Divulgação / Nasa

O estado de Santa Catarina está em alerta desde terça-feira (9) devido à formação de um ciclone extratropical. Nesta quarta (10), as chuvas intensas e fortes rajadas de vento causaram deslizamentos e alagamentos em algumas cidades.

Normalmente formados nos oceanos em regiões tropicais, os ciclones são uma área com pressão atmosférica menor em relação ao seu entorno, com massas de ar que sopram ao redor de seu centro. Este, que afeta Santa Catarina, recebe o nome de extratropical por ter se originado em uma região de média latitude, fora dos trópicos.

Publicidade

Além da origem distinta, esse tipo de ciclone se difere dos demais por estar associado a frentes frias.

"O ciclone extratropical nada mais é do que um sistema de baixa pressão bastante intenso. É um sistema que normalmente ocorre nesta época do ano, só que desta vez aconteceu muito próximo da costa. É por isso que está causando bastante transtorno tanto no litoral catarinense quanto no paranaense", diz Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

Jacóbsen destaca que não é incomum a passagem desses sistemas mais intensos pelo extremo sul brasileiro, sem causar grandes impactos. Desta vez, porém, devido à proximidade do local de origem do ciclone, mais regiões do país são afetadas pelas chuvas fortes e rajadas de vento, que podem passar de 100 km/h em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil do estado.

Prevenção

A Defesa Civil de Santa Catarina lista uma série de medidas que podem ser tomadas para evitar danos causados por ventos fortes e tempestades intensas. Entre elas estão:

Publicidade
  • Desligar aparelhos elétricos e o gás;
  • Abaixar para o piso objetos que possam cair;
  • Revisar a resistência da casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado;
  • Não se abrigar embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis;
  • Não se aproximar de objetos que representem riscos potenciais; por exemplo, não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda, que estarão sob influência de ventos fortes.
Fonte: Redação Byte
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações