Ed Dwight | 1º candidato a astronauta negro foi ao espaço aos 90 anos

Há 60 anos, Ed Dwight quase se tornou o primeiro astronauta negro dos Estados Unidos. Agora, ele foi ao espaço com o mais recente voo turístico da Blue Origin

20 mai 2024 - 21h06
(atualizado em 21/5/2024 às 00h09)

No domingo (19), a Blue Origin lançou seu primeiro voo suborbital turístico desde agosto de 2022. Havia seis tripulantes a bordo — entre eles, estava Ed Dwight, o primeiro candidato a astronauta negro dos Estados Unidos. 

Foto: Blue Origin / Canaltech

A missão NS-25 foi lançada das instalações da Blue Origin no Texas às 11h37 no horário de Brasília. Além de Dwight, o voo levou também Mason Angel, Sylvain Chiron, Kenneth L. Hess, Carol Schaller e Gopi Thotakura. 

Publicidade

Eles chegaram a 105 km de altitude e puderam experimentar a sensação da ausência de peso durante alguns minutos. Portanto, os tripulantes ficaram acima da Linha de Kárman, uma linha imaginária aceita internacionalmente que marca o início do espaço a 100 km de altitude.

Cerca de 11 minutos depois do lançamento, a cápsula do foguete New Shepard pousou no solo, marcando o fim da missão. Esta foi a sétima missão tripulada já lançada pela Blue Origin; nas outras 18, não havia ninguém a bordo porque eram iniciativas de pesquisa. 

"Fantástico! Foi uma experiência que mudou minha vida. Todo mundo precisa fazer isso!", comemorou Dwight após sair da cápsula. "Eu não sabia que precisava disso na minha vida, mas agora eu preciso", acrescentou. 

Com o feito, Dwight se tornou a pessoa mais idosa a ir ao início do espaço. Até então, o título pertencia ao ator William Shatner, que voou com a Blue Origin em 2021. 

Publicidade

O primeiro astronauta negro

A participação de Dwight no voo representou uma grande conquista. É que, em 1961, ele foi escolhido pelo presidente John Kennedy para entrar na Escola de Pilotos para Pesquisa Aeroespacial, um programa de treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos que era como um caminho para o ingresso na NASA

Robert H. Lawrence, o primeiro astronauta negro dos EUA (Imagem: Reprodução/U.S. Air Force)
Foto: Canaltech

Já em 1963, Dwight finalizou o treinamento e foi indicado pela Força Aérea para ingressar na turma de astronautas da agência espacial. No entanto, ele não estava em meio aos escolhidos: na verdade, Robert Lawrence acabou se tornando o primeiro norte-americano negro selecionado para um programa espacial. No entanto, ele morreu em um acidente aéreo. 

Foi somente na década de 1980 que o cubano Arnaldo Tamayo Méndez se tornou o primeiro negro a ir ao espaço. Ele foi selecionado pela Força Aérea Cubana por meio do programa Interkosmos, da União Soviética, e passou oito dias na antiga estação espacial Salyut-6.

Fonte: NPR

Trending no Canaltech:

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se