"Dezenas de milhares" de contas no Facebook podem estar ligadas ao Kremlin

11 abr 2018 - 08h36

Em novembro passado, foi confirmado que contas ligadas ao Kremlin por meio da Internet Research Agency (IRA) tinham intuito de utilizar as redes sociais para espalhar desinformação de forma a facilitar resultados de decisões importantes para a política ocidental, como o referendo que votou o Brexit e a eleição de Donald Trump como presidente estadunidense. 

kremlin
kremlin
Foto: Canaltech

Inicialmente, pensou-se que 470 contas falsas no Facebook estariam ligadas à IRA, já tendo sido bloqueadas na rede social. Entretanto, durante o testemunho de Mark Zuckerberg no senado nessa terça-feira (10), foi divulgado que o número é bastante maior, na ordem das "dezenas de milhares". A pergunta sobre o número de contas falsas foi feita pelo Senador Feinstein e respondida por Zuckerberg: "Há muitas outras que nossos sistemas capturam, que são mais difíceis de atribuir especificamente à inteligência russa, mas o número estaria nas dezenas de milhares de contas falsas".

Publicidade

Vista como cautela por uns e como tentativa de se esquivar da responsabilidade por outros, a declaração de Zuckerberg mostra incerteza quanto ao uso da rede social para influenciar decisões importantes na democracia ocidental.

Canaltech
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações