O primeiro eVtol (veículo elétrico de pouso e decolagem na vertical) autônomo foi apresentado no Brasil este mês. Conhecido como "carro voador", o veículo sem piloto é da fabricante chinesa EHang, que já começou a operar táxis voadores na China.
De acordo com a distribuidora de drones Gohobby, que apresentou o modelo EHang 216-S no Brasil, o eVtol transporta até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg em um alcance de 30 km.
O veículo opera com 12 baterias independentes e 16 motores e é conduzido automaticamente de forma remota. Ou seja, não há piloto no comando do carro voador.
O veículo foi exposto na Arena XP, em São Paulo, em um evento para investidores, organizações dos setores de logística, transporte, saúde, agronegócio, pilotos e empresas que desejam adquirir o equipamento.
Carro voador no Brasil
No Brasil, a Embraer se prepara para entregar em 2026 os primeiros eVTOLs. Os primeiros testes do primeiro carro voador nacional, o Eve, estão programados para o ano que vem. Em uma entrevista exclusiva ao Byte, a Eve Air Mobility — empresa independente que nasceu dentro da Embraer e hoje é sua maior acionista — relatou detalhes e como está a preparação para a implementação desse mercado no Brasil.
“A eletrificação do veículo reduz significativamente o custo de operação, tornando os voos urbanos mais acessíveis e sustentáveis à população brasileira. A operação permitirá que mais pessoas tenham acesso aos benefícios da mobilidade aérea urbana com um veículo com zero emissão”, disse ao Byte um porta-voz da empresa por WhatsApp, não identificado.
Detalhes técnicos do carro voador
- A aeronave é 100% elétrica e possui alcance de 100 quilômetros;
- Utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro — termo que identifica a velocidade do avião com motor em rendimento máximo;
- O sistema abrange oito rotores distribuídos em uma asa convencional dedicados para voo vertical e um motor para voar em cruzeiro como um avião, garantindo alto desempenho e segurança;
- Tem capacidade para quatro passageiros (sendo possível até seis em operação autônoma, conforme avanços regulatórios e de infraestrutura);
- Possui zero emissão de CO2, e até 90% menos ruído do que um helicóptero comum;
- Os voos com eVTOLs deverão reduzir viagens intraurbanas de mais de uma hora para 15 a 20 minutos.
- Com baixo custo de manutenção, atende a 99% dos trajetos intraurbanos das grandes metrópoles.