Patrocínio

AppLock é uma opção simples para bloquear apps no smartphone de forma segura

24 abr 2018 - 13h35
(atualizado em 25/4/2018 às 12h11)

Muita gente se preocupa em manter suas informações seguras em redes sociais e e-mails, mas se esquece que uma das principais formas de hackear um sistema é simplesmente pelo meio físico. Um exemplo: alguém que observa você colocando a sua senha de desbloqueio do smartphone pode pegar seu aparelho quando você marcar bobeira e acessar seus dados.

Para evitar essa situação e proteger ainda mais suas informações e arquivos pessoais, uma das opções são os aplicativos que bloqueiam outros apps e funcionalidades do seu dispositivo, como o AppLock. Com ele, é possível criar uma senha em aplicativos e funcionalidades do aparelho.

Publicidade

Vamos a um exemplo mais simples e cotidiano? Caso você tenha um filho que atende sempre o seu smartphone sem que você perceba, o AppLock faz com que só seja possível atender uma ligação mediante a inserção de uma senha.

App bloqueia apps e funcionalidades do aparelho (Captura de tela: Wagner Alves/Canaltech)
App bloqueia apps e funcionalidades do aparelho (Captura de tela: Wagner Alves/Canaltech)
Foto: Canaltech

É possível bloquear agenda, pasta de fotos, ligações, e-mail, redes sociais, mensageiros, apps de paquera e aplicações de bancos Você ainda pode escolher se quer que a senha seja diferente do desbloqueio de tela (o que o app, inclusive, recomenda). O novo código de acesso pode funcionar por biometria nas versões mais atuais do Android, além de senhas alfanuméricas, PIN ou desenho em tela. Caso você se esqueça da palavra-chave, o app está vinculado a um e-mail para que seja possível recuperar o acesso.

Teste o AppLock em http://canalte.ch/applock

Boa usabilidade

Quando se fala em apps de segurança, logo se pensa em algo complexo para se configurar e usar. Pois bem, o AppLock é bastante fácil de entender, com uma interface simples e autoexplicativa.

Publicidade

A tela inicial já lista todos os apps que são possíveis de serem bloqueados e há uma sinalização de cadeado aberto ou fechado que indica que há senha ou não. Basta apertar no cadeado, adicionar a senha e pronto. Caso queira retirar, basta novamente apertar na imagem do cadeado.

Flexibilidade de segurança

Outra função interessante do AppLocker é a possibilidade de criar perfis. Isso serve para variar entre ambientes em que se quer ficar mais relaxado, com locais em que é bom que se aumente a segurança. Por exemplo, caso o usuário esteja em casa, não precisa necessariamente que todos os apps estejam com senha. Então, basta criar um perfil "residência". Contudo, se for a uma balada ou show, é possível criar e escolher um perfil preparado para aumentar a segurança dos dados.

App permite tirar selfies de invasores (Foto: Wagner Alves/Canaltech)
Foto: Canaltech

Privacidade

Além de bloquear aplicativos, o AppLock também tem funções internas para aumentar a privacidade. Na opção Cofre, o usuário pode guardar arquivos que não gostaria que ficassem expostos nas pastas do aparelho, por exemplo. Já em Câmara, o aparelho permite navegar de forma anônima e oferece a opção de tirar uma foto toda vez que alguém tentar desbloquear seu aparelho e inserir uma senha errada. A empresa ainda oferece um app - para ser baixado à parte - para garantir mais segurança em mensagens trocadas.

Teste o AppLock em http://canalte.ch/applock

Proteção

Já na aba de proteção, além de poder bloquear funções e aplicativos, é possível modificar algumas opções de segurança do AppLock e do celular. Toda vez que se abre o AppLock, é preciso colocar uma senha e, caso o aparelho entre em standby, quando o usuário desbloqueá-lo novamente, o app não volta aberto para se evitar problemas de segurança. Ou seja: é preciso abrir novamente e colocar a senha mais uma vez.  

Publicidade
É possível a criação de perfis no aplicativos (Foto: Wagner Alves/Canaltech)
Foto: Canaltech

Também na aba Proteger há uma opção chamada "magia", em que é possível configurar variações de senhas para o smartphone. Por exemplo, pode-se fazer o teclado número vir disposto aleatoriamente para evitar que alguém descubra a sua senha observando o movimento das mãos.

Também pode-se deixar o AppLock de forma oculta na página inicial, garantindo ainda mais segurança.

Considerações Finais

Para quem busca uma boa opção para bloquear aplicativos no celular de uma forma simples, sem precisar ter grande conhecimento, mas que ainda assim se sinta seguro, o AppLock é uma excelente recomendação. O app rodou bem tranquilo no aparelho de testes, um Samsung J5 Pro, sem travar nem demonstrar problemas.

De quebra, o AppLock ainda tem temas para deixar a aplicação com uma "carinha" menos séria. O app é gratuito, mas oferece compras internas para recursos avançados. Contudo, não foi preciso pagar por nenhuma das funções faladas aqui.

O AppLock está disponível para download gratuito, basta acessar http://canalte.ch/applock

Canaltech
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações