Oferecimento

Ações da SAP atingem menor valor em 17 meses por pressão de IA

21 jan 2026 - 13h39

As ações da produtora alemã de software empresarial SAP ampliaram nesta quarta-feira uma tendência de baixa que já dura ‌meses, caindo para o valor mais baixo desde agosto de 2024 e ‌elevando a perda de valor de mercado desde a alta recorde do ano passado para cerca de US$130 bilhões.

O declínio é parte de uma venda mais ampla que atingiu as ações de ‍empresas software na Europa e em Wall Street, devido aos crescentes temores em torno de uma possível formação de bolha no mercado de inteligência artificial, embora a maioria dos analistas ‌permaneça otimista em relação ao maior grupo ‌de software da Europa.

Publicidade

Por volta das 13h25, as ações recuavam 1,23% em Frankfurt, avaliando a SAP em cerca de 238 bilhões de euros, em comparação com 344 bilhões quando do recorde alcançado em fevereiro de 2025.

"Algumas das preocupações do mercado são justificadas, não sobre o futuro existencial da empresa, mas sobre o valor de seus serviços", disse o gerente de portfólio do Banor SIM, Angelo Meda, acrescentando que é crucial para a SAP acelerar sua transição para a computação em nuvem.

"Com a IA, muitos módulos podem se tornar mais fáceis de desenvolver e replicar, portanto, o risco é que o preço médio de venda dos serviços e as horas faturáveis caiam", acrescentou.

"A confiança em relação ao ‌software raramente esteve mais baixa", escreveu Brent Thill, analista da Jefferies, em uma nota na segunda-feira, acrescentando que a avaliação da SAP está agora se aproximando de seu ponto mais baixo histórico.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações