A chegada do Windows 10 em 2015 trouxe consigo um bug que a Microsoft levou 10 anos e dois sistemas operacionais para corrigir. Esse bug fazia com que o computador reiniciasse em vez de desligar quando a opção "atualizar e desligar" era selecionada, confundindo muitos usuários do Windows 10 e do Windows 11 que não tinham certeza se haviam clicado acidentalmente em "atualizar e reiniciar".
O problema foi mencionado diversas vezes nos fóruns oficiais da Microsoft e até mesmo em tópicos do Reddit, mas uma solução nunca foi fornecida até outubro passado, quando uma atualização opcional para o Windows 11 (KB5067036) finalmente corrigiu o bug. A empresa relatou isso nas notas de atualização e também indicou que uma atualização em 11 de novembro corrigiria o problema para aqueles que não haviam instalado a atualização opcional.
De acordo com a Cyberpress, o bug em questão ocorria devido à forma como o Windows gerenciava suas atualizações cumulativas. Quando o sistema operacional encontrava um problema durante a instalação de uma dessas atualizações, ele reiniciava. O problema era que, após a reinicialização, a tarefa de desligamento não era mantida ou era apagada. Isso significava que, ao acordar depois de deixar o computador atualizando durante a noite, confiando que ele desligaria automaticamente, você descobriria que isso não havia acontecido.
O PC Gamer também relatou uma resposta de um fórum da Microsoft em 2021 sobre esse problema. Na época, um usuário mencionou que se tratava ...
Matérias relacionadas