Patrocínio

99 lança ferramenta para gravar conversas nas viagens do app

Segundo a empresa, a medida é para reforçar a segurança de motoristas e passageiros e coibir comportamentos inadequados; função de monitoramento das corridas por inteligência artificial será lançado em breve

6 jul 2020 - 13h35
(atualizado às 16h28)
A ferramenta de gravação de áudio poderá pode ser acessada no menu "kit de segurança"
A ferramenta de gravação de áudio poderá pode ser acessada no menu "kit de segurança"
Foto: 99/Divulgação / Estadão

A 99, empresa de transporte por aplicativo, implementa a partir desta segunda-feira, 6, duas novas ferramentas de segurança para os usuários da plataforma: agora, passageiros poderão gravar as conversas dentro dos carros e monitorar as corridas, em alguns casos específicos. A expectativa da empresa é de coibir comportamentos inadequados durante das corridas.

A Gravação de Áudio, como está identificada no app, já está disponível na plataforma para todos os usuários e motoristas, e pode ser acessada no menu "kit de segurança". Por lá, as gravações podem ser ativadas de forma sigilosa, ou seja, se o passageiro escolher gravar a conversa durante a viagem, o motorista não saberá, e vice versa. O recurso havia sido anunciado no ano passado, mas não foi implementado. As conversas serão criptografadas, segundo a empresa, e estarão salvas na base de dados da 99 caso seja necessário acessar o conteúdo em alguma denúncia ou investigação.

Publicidade

O recurso, que já está disponível em rivais como o Uber, provocou polêmica no ano passado - muitos viram que ele poderia ser uma invasão à privacidade de usuários e motoristas.

Outro recurso novo é o de Monitoramento de Corrida, que tem como objetivo identificar possíveis desvios de rota do motorista com o trajeto informado pelo app. Por meio de GPS e inteligência artificial, a plataforma vai identificar paradas prolongadas e tempo de trajeto, por exemplo. Caso seja percebido algum comportamento irregular, a equipe de segurança da 99 é acionada.

Nessa função, as corridas serão selecionadas automaticamente, a partir da detecção de erros na rota ou de paradas, por meio de um algoritmo. A 99 informou que a tecnologia ainda está em fase de implementação e que estará disponível em breve no app. "As tecnologias que estamos lançando protegem passageiros e motoristas pois previnem ocorrências durante as corridas e monitoram o que acontece no carro", diz Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99. "As novas ferramentas também possibilitam maior colaboração com as autoridades, caso necessário."

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se