7 eventos ao vivo

Anos 20 voltam com tudo: veja 20 itens para vestir a moda

O filme 'O Grande Gatsby' traz a influência da época com figurino desenvolvido pela Prada; veja como famosas adotaram o estilo e copie

7 jun 2013
15h03
atualizado às 15h03
  • separator
  • 0
  • comentários

Filmes que retratam épocas específicas geralmente despertam interesse pelo figurino. No caso de um longa de Baz Luhrmann, australiano que dirigiu Moulin Rouge, o interesse é ainda maior. Junte a esses elementos um clássico da literatura, como O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, e uma parceria com a Prada para a criação do figurino inspirado nos anos 20 e assim cria-se verdadeira comoção. O Terra explica por que e mostra como adotar a tendência da década de 20 nos dias atuais com 20 itens característicos do estilo.

O longa homônimo ao livro estreia nessa sexta (7) nos cinemas do País e deve impulsionar a criação de looks com elementos que marcaram os anos 1920. Em meio ao caos da Primeira Guerra Mundial, a história conta a vida de membros da alta sociedade americana, que viviam uma época de extravagância, longe das restrições impostas pelo conflito.

A superprodução do filme vai muito além de outra obra cinematográfica de 1974, dirigida por Jack Clayton, com Robert Redford e Mia Farrow nos papeis de Jay Gatsby e Daisy Buchanam. Agora, os personagens ganharão vida com os atores Leonardo Di Caprio e Carey Mulligan. No elenco, estão ainda Tobey Maguire e Isla Fischer.

Catherine Martin, mulher do diretor, assina o figurino e, recentemente, contou em entrevista à Vogue inglesa que a ideia da parceria entre ela e Miuccia Prada, estilista da grife italiana que leva seu sobrenome, teve origem na amizade com Baz Luhrmann, iniciada há mais de uma década quando ela criou um terno para Leonardo Di Caprio no filme Romeu e Julieta (1996).

Miuccia desenvolveu cerca de 20 vestidos para os bailes que aparecem no filme. Todos eram de coleções da época que ganharam releituras para reforçar ainda mais as características dos anos 1920. "Ela usa todas as referências, mas de uma maneira inesperada", disse Catherine. A estilista  destacou um modelo em especial, um vestido todo bordado com pedras, usado por Carey, que foi inclusive batizado de 'Chandelier' (candelabro).

Os anos 1920 foram marcados por profundas mudanças no comportamento feminino, que acabaram refletidos em seus looks, como por exemplo, o abandono dos espartilhos e adoção de roupas de silhuetas mais soltas e retas. As mulheres também passaram a mostrar mais o corpo, pernas, braços e costas, como reflexo de um comportamento mais libertário, inclusive no campo sexual.

Confira 20 elementos que marcaram a moda feminina da época e veja como adaptá-los para os dias de hoje com dicas da  figurinista e consultora de moda Isabella Estevez, da Agência Tout.

<p>Corte de cabelos, curto e que lembra o de um menino</p>
Corte de cabelos, curto e que lembra o de um menino
Foto: Getty Images
1 - À la garçonne
O corte de cabelos, curto e que lembra o de um menino, teve origem em um romance de Victor Margueritte com esse nome, e que conta a história de Monique, uma moça que corta os fios depois de ser enganada pelo noivo. A desilusão faz com que ela passe a ter vários comportamentos considerados inapropriados para a época. Carey Mulligan exibe o corte no longa Grande Gatsby.

2- Art déco
Segundo o historiador da moda João Braga, o nome vem da abreviatura de Art Décoratif, em francês, e define um padrão estético criado nos anos 1920 caracterizado por linhas retas, ângulos acentuados e traços geometrizados.

3 - Batom escuro
Na década de 1920, as mulheres passaram a usar maquiagem mais marcada e especialmente a boca escura em tom carmim.

4 - Braços de fora
Os vestidos ficaram mais curtos e mais pele ficou à mostra. Tudo para permitir mais movimentos para dançar de maneira frenética ao som dos ritmos charleston, foxtrot e jazz.

<p>Vestidos bordados, pedrarias e brilhos em geral eram fortes na moda da época</p>
Vestidos bordados, pedrarias e brilhos em geral eram fortes na moda da época
Foto: Getty Images
5 - Brilhos 
Vestidos bordados, pedrarias e brilhos em geral eram fortes na moda da época. O look das melindrosas, apelido dado à mulher moderna na década de 1920, geralmente tinha algo reluzente, nem que fosse o tecido da roupa.

6 - Capas
Foi uma das peças que marcou o look da década e ganhou status de item de moda pelas mãos de Coco Chanel.

7 - Cardigãs
Coco Chanel tirou as golas dos paletós e criou as peças em tecidos mais molengas. 

8 - Chapéu cloche
Até a década de 1910, o chapéu era item obrigatório no vestuário de homens e mulheres. A partir dos anos 1920, a peça é usada apenas durante o dia e, de preferência, o modelo cloche, que ficava 'enterrado' na cabeça.

9 - Colar comprido
A silhueta alongada das roupas da época vinha acompanhada de colares longos, geralmente no estilo Art Decó. Coco Chanel popularizou a versão de perólas, que é um clássico até hoje.

10 - Comprimento no joelho
O historiador da moda João Braga explica que a dança fez com que os comprimentos se encurtassem. Ele afirma que foi apenas em 1925 que a barra chegou aos joelhos.

11 - Decote
Assim que passam a mostrar as pernas, as mulheres começam a deixar mais a pele de fora, com decotes na frete e principalmente nas costas. Recortes profundos em V e dorsos nus tornaram-se permitidos.

12 - Enfeites de cabelo
Faixas de cabelos, grampos, presilhas art decó, turbantes e lenços completam o look das melindrosas nos anos 1920.

13 - Franjas
Vestidos com franjas sintetizam a imagem da melindrosa. Modelos todos de franjas ajudavam a dar mais graça aos movimentos da dança. 

14 - Lingerie
Com o abandono do espartilho, as mulheres passam a usar roupas mais soltas e muitas delas lembravam lingerie. Peças leves, com detalhes como bordados e rendas estavam sempre em alta.

Foto: Divulgação
15 - Peles
Casacos e estolas completam o visual das mulheres da década de 20. Detalhes no material também aparecem nas roupas.

16 - Permanente
Assim como o corte à la garçonne, os cabelos cacheados e ondulados também são moda da década. Técnicas de permanente eram feitas desde 1906. Antes disso, eram usados ferros quentes ou apliques para obter o resultados desejado

17 - Rendas
Eram elementos que apareciam nos looks sofisticados das mulheres do início do século XX.

18 - Sapatos com tiras nos tornozelos
Com a subida no comprimento das saias, os tornozelos tornam-se objetos de fetiche e os sapatos passam a ter tiras nos tornozelos.

19 - Seda
O material ganha destaque entre membros da alta sociedade e vem ao encontro do conforto buscado pelas mulheres, depois de anos presas em corpetes.

20 - Vestido tubular
Peças soltas, em modelagem tubular, sem cintura marcada, caracterizam o look da década de 1920. A silhueta vem da estética art déco e casa com a imagem de beleza da época, uma mulher magra e sem curvas.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade