Maiores mafiosos

Sergei Mikhailov

Sergei Mikhailov é o chefe da Organização Solsnetskaya, o maior e mais poderoso núcleo da máfia russa - e provavalmente do mundo -, com mais de 5 mil membros ativos e com negócios na Rússia, Suíça, Estados Unidos e Oriente Médio.

Nascido em 1958, em Moscou, Mikhailov entrou para a máfia após fazer contatos com outros mafiosos durante o período que esteve preso em 1984. Contudo, ele decidiu fundar a sua própria organização mafiosa, a Solsnetskaya – o nome de um bairro em Moscou. Nessa época, as suas principais atividades eram extorsão, contrabando e o tráfico de drogas. Após travar várias guerras com outras organizações, no fim dos anos 80 a Solsnetskaya passou a ser o maior grupo criminoso de Moscou, com negócios que agora incluíam tráfico de armas, lavagem de dinheiro e até negócios legais. Ele chegou a ser preso em 1989 por fraude e passou 18 meses detido aguardando julgamento, mas foi solto quando testemunhas se recusaram a depor no tribunal.

Com a queda da União Soviética deixando a Rússia em estado caótico, mafiosos se aproveitaram para tomar conta de propriedades estatais. Logo, a Solsnetskaya passou a ter bancos, cassinos, revendedoras de carros e até um aeroporto local. Mikhailov então decidiu expandir os seus negócios pelo mundo e ele próprio deixou a Rússia. Em 1994, se mudou para Israel aproveitando que a lei do país prevê que judeus de qualquer parte do mundo não podem ter sua entrada no país recusada mesmo que estejam fugindo da lei. Apesar de não ser judeu, ele forjou um passaporte falso para se aproveitar dessa norma. Contudo, um ano mais tarde ele decidiu se mudar para a Suíça, onde comprou um castelo em Genebra e iniciou uma série de negócios legais para lavar dinheiro.

No entanto, quando a polícia suíça aumentou a pressão sobre mafiosos, em 1996, Mikhailov foi detido. Por ser considerado uma ameaça à sociedade, ele foi mantido preso por dois anos aguardando julgamento. Mas, apesar de toda a evidência que as autoridades suíças coletaram contra ele – haviam encontrado documentos incriminadores em sua casa e tinham levantado 80 testemunhas para depor contra ele -, Mikhailov foi absolvido em 1998 quando o governo russo se recusou a liberar documentos que comprovariam que ele era o líder de uma organização mafiosa. Ao fim do julgamento, ele se virou para o júri e, chorando, disse: “Meu coração está cheio de gratidão, eu amo vocês. Vocês mostraram ao mundo que a justiça existe nesse país”. Não satisfeito com a sua absolvição, ele processou as autoridades suíça pelas perdas financeiras que teve durante o período que passou preso. Em 1999, um tribunal de Genebra deu ganho de causa para Mikhailov. Atualmente de volta à Rússia, Mikhailov comanda em liberdade a Solsnetskaya, cujos negócios estão presentes em todo o Hemisfério Norte e rendem bilhões de dólares anualmente.

Foto: Reprodução

Terra