Maiores mafiosos

Kazuo Taoka

Nacido em 1913 na cidade japonesa de Kobe, Taoka é considerado o mais temido chefe que a Yakuza já teve. Órfão, Taoka entrou para a vida do crime muito jovem e ainda adolescente entrou para o clã Yamaguchi Gumi. Em 1936 foi condenado a oito anos de prisão pelo assassinato de um rival. Solto em 1943, ele logo subiria nos quadros do clã Yamaguchi Gumi, que estava dizimado na época, chegando a ter apenas 25 membros. Com a morte do então oyabun (chefe) Noburu Yamaguchi, Taoka assumiu o controle e empregou mudanças que mudariam completamente a cara da Yakuza.

Graças aos seus talentos organizacionais, Taoka fortaleceu o Yamaguchi Gumi aumentando o seu número de membros. Logo, ele passou a desafiar e a anexar outras facções da Yakuza. Primeiro, ele tomou conta do clã Honda Kai, que controlava um grande esquema de apostas em Kobe. Depois ele derrotou o clã Meiyu Kai e assumiu negócios em Osaka. Sob a liderança de Taoka, o Yamaguchi Gumi se tornou o mais poderoso clã da Yakuza. Nos anos 60, ele formou uma aliança com outros chefes que monopolizou o crime organizado e deixava apenas quatro das 47 províncias japonesas livres de controle.

Taoka morreu em 1981 após sofrer uma parada cardíaca. O seu funeral atraiu milhares de pessoas, incluindo políticos e artistas proeminentes no Japão. A sua morte levaria a uma grande caçada policial que culminaria com a prisão de mais de 900 integrantes do clã Yamaguchi Gumi.

Foto: Reprodução

Terra