Maiores mafiosos

Yoshinori Watanabe

Nascido em Tóquio em 1941, Yoshinori Watanabe foi o responsável por reestruturar o clã Yamaguchi Gumi da Yakuza, do qual ele fazia parte desde os anos 60, quando a organização estava envolvida em guerras com outros grupos criminosos. Após a morte de Kazuo Taoka em 1981, o Yamaguchi Gumi, então o maior clã da Yakuza, entrou em declínio e se dividiu em duas facções rivais.

Watanabe assumiu o controle da organização em 1988, após todos os sucessores de Taoka morrerem antes de conseguirem se estabilizar como líderes. Contudo, a grande virada que ele comandaria no clã só aconteceria após a polícia aumentar a repressão à Yakuza no início dos anos 90. Nessa época, ele decidiu descentralizar a liderança do Yamaguchi Gumi e dividi-lo em sete grupos regionais semi-autônomos. Além disso, forjou novas alianças que espalharam o clã por 39 das 47 províncias japonesas e promoveu o aumento do número de membros em tempo integral do clã. As decisões de Watanabe renderam frutos e, em 1999, segundo estimativas da polícia, a organização tinha 165 mil integrantes – mais do que cinco vezes o número de integrantes de todas as máfias americanas em seu auge nos anos 50.

Watanabe comandou o clã Yamaguchi Gumi até se aposentar em 2005. Ele nunca foi preso e sua influência e doações ajudaram a eleger dezenas de políticos durante o tempo em que comandou a organização. Segundo relatos, Watanabe se via com um funcionário público não ortodoxo, uma vez que seu clã empregava milhares de pessoas e as regras da Yakuza impediam a proliferação do crime desorganizado.

Foto: Reprodução

Terra