Maiores mafiosos

Charles “Lucky” Luciano

Salvatore Lucania nasceu na Sicília em 1897, mas sua família se mudou para Nova York nove anos mais tarde. Com apenas dez anos, ele foi preso pela primeira por roubar uma loja. Ainda adolescente, ele entrou para a gangue Five Points, a mesma em que Al Capone recebeu seu treinamento. Após cinco anos estabelecendo um império baseado principalmente em prostituição, Luciano controlava o crime de Manhattan. Após um atentado que quase tirou a sua vida, em 1929, ele começou a planejar o Sindicato Nacional do Crime.

Após orquestrar uma disputa entre mafiosos conhecida como a Guerra Castellammarese, que culminou com a morte de dois chefes rivais Sal Maranzano e Giuseppe "Joe the Boss" Masseria em 1931, Luciano assumiu o controle da Máfia nova-iorquina e passou a ser conhecido como Chefe dos Chefes, o mafioso mais poderoso do país. Nesse período, ele e seu braço direito, Meyer Lansky – um judeu que foi seu parceiro de crimes desde criança -, expandiram os negócios do crime organizado local, chegando até Cuba, onde mantinham cassinos e bordéis. Contudo, em 1936 ele foi detido e condenado a 50 anos de prisão.

Luciano ainda conseguiu controlar a máfia de dentro da prisão e sua influência era tão grande que, em 1942, a Marinha dos Estados Unidos pediu que ele usasse suas conexões com mafiosos italianos para auxiliar no desembarque de tropas na Sicília e para proteger os portos americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Por sua ajuda na guerra, ele foi libertado em 1946 com a condição de que voltasse para a Itália. Ele ainda conseguiu conduzir os “negócios” vivendo em seu país natal até morrer em 1962, quando o governo americano permitiu que seu corpo fosse enterrado nos EUA.

Foto: Getty Images

Terra