PUBLICIDADE

3 dicas para aumentar a produtividade na prestação de serviços

11 set 2017 21h17
ver comentários
Publicidade

Ante a um mercado cada vez mais competitivo, é natural que os gestores adotem estratégias para alavancar os resultados de suas operações. Aos líderes que se dedicam à área de serviços, portanto, a questão da produtividade é ainda mais sensível e urgente — uma vez que pode determinar o sucesso ou o fracasso da organização.

Foto: DINO

O desafio da produtividade em empresas de serviços
A comercialização de serviços é uma tarefa complexa. Não apenas porque o item oferecido é abstrato e intangível, mas porque a satisfação do cliente está indissociavelmente ligada à qualidade da execução — que, por sua vez, se relaciona à efetividade do profissional em operação.
Em um contexto tão repleto de variáveis, fica nítido que o maior desafio das empresas contemporâneas de serviços reside na capacidade de manter a excelência na entrega. Afinal, somente ao capacitar os profissionais de campo, munindo-os de ferramentas que garantam o cumprimento dos padrões estabelecidos, é possível atingir os resultados desejados.
A questão da produtividade, portanto, é um ponto nevrálgico nas operações das empresas de serviços que desejam crescer. Por isso, é fundamental que os gestores estejam atentos às táticas eficientes para potencializar a performance de suas equipes, assegurando a satisfação dos clientes.

Como conferir mais produtividade às empresas de serviços
Para aumentar a produtividade na prestação de serviços — e, consequentemente, alavancar os resultados das empresas como um todo —, algumas estratégias se mostram bastante pertinentes. Dentre as dicas mais eficazes, despontam:

1. Estabeleça processos consistentes e monitore-os
Principalmente em serviços, a padronização de processos é indispensável à excelência na entrega. Para minimizar as variações na execução, considerando que cada profissional tem características particulares, é preciso estabelecer rotinas claras.
Mas lembre-se: não basta formalizar um processo e esquecê-lo na gaveta. Tão importante quanto definir o fluxo de trabalho, pontuando aspectos-chave para a prestação de serviços, é certificar-se de que o profissional responsável pela aplicação está alinhado às diretrizes firmadas e obedece integralmente às orientações.
Para garantir essa conformidade, abuse dos indicadores de desempenho! As métricas são essenciais para que você consiga avaliar a consistência de um colaborador e/ou de sua área com dinamismo e proatividade, sendo capaz de empreender eventuais ajustes que se mostrem necessários.

2. Promova treinamentos regulares
Para atenuar as variações inerentes à prestação de serviços (uma vez que, como já mencionamos, cada profissional reúne suas próprias particularidades), é importante que a aplicação de treinamentos seja contínua e regular.
Ao convocar os profissionais da área para uma sessão de reciclagem ou atualização, você garante que haja maior assimilação dos conceitos que deseja incorporar à prestação de serviços, aumentando as chances de êxito no processo e maximizando a satisfação do cliente no ato da entrega.
Neste âmbito, a capacitação é condição determinante para garantir as melhores práticas e tirar do papel a padronização de processos.

3. Invista em tecnologia integrada de gestão
Para controlar e acompanhar os processos definidos, assegurando conformidade e eficiência na prestação de serviços, a tecnologia em gestão é indispensável à alta performance empresarial.
Apenas ao monitorar indicadores e controlar resultados, por departamento ou indivíduo, é possível estabelecer bases confiáveis de análise e endossar decisões estratégicas ao negócio. Além disso, um software de gestão permite a automatização de rotinas e facilita o cotidiano operacional, conferindo mais agilidade e transparência à gestão de serviços.


O Areco ERP é uma solução integrada, completa e inteligente que atende às necessidades do segmento de Serviços desde a criação de layouts customizados de propostas até a atualização automática de reajustes de contratos com suporte a múltiplos indicadores. Automatizando e simplificando processos, o software confere alta performance às operações e facilita o gerenciamento do negócio, controlando seus indicadores mais relevantes. E tudo isso com implantação em tempo recorde e o melhor custo-benefício do mercado!

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Publicidade
Publicidade