Informática» Notícias

Ibest 2001
Vote no Terra Informática

Notícias

Download

Análises

Shopping

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

ZDNet

Notícias

Downloads

Dicas & Soluções

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Terra Games

Outerspace

Gamespot

Colunistas

Sandra Pecis


Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Busca
digite + enter


Terra Busca

Napster já está bloqueando músicas

Terça, 06 de março de 2001, 15h09
A Napster anunciou que já está bloqueando a troca de músicas no seu programa. Mas, aparentemente, a medida está atingindo somente algumas centenas de títulos da rede na qual são trocados, em cada mês, milhões de arquivos. Os usuários perceberam ligeiras mudanças no serviço, nesta segunda-feira, mas alguns descobriram formas de escapar dos filtros colocados pela empresa.

Os arquivos bloqueados incluíam canções dos Beatles e do Mettalica, entre outros, de acordo com a Napster. Na sexta-feira, a empresa prometeu bloquear milhões de músicas, num desesperado esforço para manter o serviço em funcionamento.

Espera-se para qualquer momento a decisão final da juíza federal encarregada do caso, Marilyn Hall Patel, sobre o futuro do serviço. A resolução é esperada para definir o problema de direitos autorais na distribuição de livros, vídeo e outros materiais de entretenimento no mundo online.

Os milhões de arquivos do sistema Napster podem representar na realidade muito menos músicas, já que uma mesma canção pode estar reproduzida várias vezes nos servidores da empresa. Os usuários do Napster criaram seus próprios arquivos de canções, que eles podem baixar rapidamente da Internet para trocá-las e até comercializá-las. Se, por exemplo, um usuário solicita Satisfaction no Napster, aparecerão disponíveis 100 ou mais cópias da mesma canção dos Rolling Stones.

O Napster disse que o conteúdo com copyright começou a ser bloqueado na tarde de domingo e que aumentará progressivamente. "À medida que a indústria fonográfica nos envie requerimentos... aumentaremos o número de arquivos bloqueados", disse a porta-voz da empresa.

O Napster tem cerca de 60 milhões de usuários, que trocam canções via Internet de graça, utilizando arquivos MP3, um formato de compressão que converte a música dos CDs em arquivos musicais de computadores. "Creio que o Napster está cometendo um grande erro ao bloquear certos arquivos. Isto está sendo feito pela pressão da indústria musical e dos tribunais", disse um furioso usuário em uma sala de bate-papo online no site do Napster. Enquanto isso, outros usuários estavam engajados em encontrar formas de burlar o bloqueio para continuar trocando canções pelo serviço.

Leia também
Napster tem prazo para bloquear músicas
Bloqueio do Napster não saiu do papel
Usuários seguem baixando músicas do Napster
Napster justifica bloqueio aos fãs
Gravadoras planejam um mundo pós-Napster
Conheça a história musical do Napster
Dê a sua opinião sobre o futuro do Napster

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia


Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.