CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 Últimas Notícias
 NBA
 WNBA
 Liga Sul-Americana
 Brasileiro Masculino
 Brasileiro Feminino
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Basquete
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil termina século em 4º no ranking da Fiba
Sexta-feira, 22 Dezembro de 2000, 14h21
Atualizada: Sábado, 23 Dezembro de 2000, 12h37

Rio - Com 13 medalhas conquistadas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais, sendo três de ouro, três de prata e sete de bronze, o Brasil termina o Século XX na quarta posição no ranking das competições organizadas pela Federação Internacional de Basketball (Fiba), que tem 210 países filiados. Os brasileiros foram superados apenas por Estados Unidos, ex-União Soviética e Iugoslávia.

"Estamos orgulhosos pelo nosso país fazer parte das quatro primeiras potências do basquete mundial. Terminamos à frente de grandes potências que estão longe de nos alcançar. Com certeza, vamos incomodar a Iugoslávia em busca da terceira colocação", comemorou o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis.

A trajetória do basquete brasileiro nas Olimpíadas começou em Berlim, na Alemanha, em 1936. A seleção masculina terminou na nona posição entre os 20 participantes. Por causa da guerra, não foram realizadas as edições de 40 e 44. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 48, o Brasil conquistou a primeira medalha em esportes coletivos: um bronze.

Os brasileiros voltaram ao pódio em Roma, em 60, e em Tóquio, em 64, novamente com medalhas de bronze. Já a seleção feminina iniciou sua caminhada olímpica somente em Barcelona, em 92, quando terminou em sétimo lugar. Quatro anos mais tarde, em Atlanta, Hortência, Paula, Janeth e cia conseguiram uma histórica medalha de prata. Esse ano, em Sydney, as brasileiras voltaram a brilhar com a medalha de bronze.

A primeira medalha dos brasileiros em Campeonatos Mundiais foi a de prata, em 54, durante a competição realizada no Brasil. A equipe comandada por Togo Renan Soares, o Kanela, foi derrotada na final pelos Estados Unidos por 62 a 41. Cinco anos depois, o mesmo Kanela, sagrava-se campeão no Chile e chegava ao bicampeonato, em 63, no Brasil. A era Kanela prosseguiu no Uruguai, em 67, e na Iugoslávia, em 70, com as medalhas de bronze e de prata, respectivamente. Nas Filipinas, em 78, a geração de Oscar e Marcel, subiu ao pódio com o terceiro lugar. Já a seleção feminina foi prata no Mundial do Brasil, em 71, e conquistou o título na Austrália, em 94, ao vencer na final a China por 96 a 87, com um show da dupla Hortência e Paula.

A boa colocação no ranking da Fiba deixou satisfeitos diversos personagens da História do basquete brasileiro:

- Ruy de Freitas (bronze nas Olimpíadas de Londres em 48) - "É uma excelente colocação. Fico feliz em fazer parte da geração que começou essa trajetória, conquistando a primeira medalha olímpica do basquete em 1948. Estados Unidos, União Soviética e Iugoslávia sempre foram as grandes superpotências do basquete. Hoje, os americanos estão acima. Estamos de parabéns."

- Marlene (primeira pivô da seleção brasileira e medalha de bronze no Mundial do Brasil em 71) - "Isso é maravilhoso. Fico muito honrada em ter participado do começo de tudo isso. Lembro-me, por exemplo, de uma partida em 62, contra a Alemanha, em que se comentava a diferença entre as duas seleções, com uma enorme vantagem para a equipe alemã. Hoje, isso é só lembrança. É a prova de como o basquete brasileiro subiu de produção."

- Wlamir Marques (bicampeão mundial em 59 e 63) - "É uma conquista muito importante para o basquete brasileiro. Estou muito emocionado em saber que faço parte dessa história. Na época em que jogava, essas quatro equipes (Estados Unidos, União Soviética, Iugoslávia e Brasil) estavam sempre disputando as primeiras colocações. Temos que tirar desse resultado um estímulo a mais para que o nosso país esteja sempre presente entre as potências do basquete internacional."

- Heleninha (por 16 anos capitã da seleção) - "Esse resultado coroa o trabalho de várias gerações em prol do desenvolvimento do basquete brasileiro. Conquistar essa posição com um número de jogadoras que considero ainda pequeno é prova do grande talento individual de nossas atletas. Fico muito contente com colocação do Brasil nesse ranking, porque atravessei gerações e vi o esporte crescer no país, como jogadora e assistente técnica da seleção adulta."

- Algodão (bronze nas Olimpíadas de Londres em 48 e bicampeão mundial em 59 e 63) - "É um grande feito para o basquete nacional. O que me emociona muito é ser lembrado sempre como um dos responsáveis pelo sucesso do basquete. Isso me deixa muito honrado e feliz."

- Hortência (campeã mundial na Austrália em 94 e prata nas Olimpíadas de Atlanta em 96) - "Superamos grandes dificuldades para transformar o basquete feminino brasileiro em uma potência mundial. Apenas o Brasil, União Soviética e Estados Unidos têm títulos mundiais. Isso é uma grande conquista. Hoje somos respeitadas em qualquer competição internacional. É muito compensador ter participado de todo o processo."

- Hélio Rubens (bronze no Mundial do Uruguai em 67 e das Filipinas em 78 e prata na Iugoslávia em 70 e técnico da seleção brasileira adulta masculina) - "Acho que todos nós, jogadores, técnicos e dirigentes, devemos estar orgulhosos de ter participado dessa belíssima história do basquete brasileiro. Temos agora que assumir a responsabilidade de trabalhar para trazermos de volta o tempo de glória do basquete masculino."

- Oscar (bronze no Mundial das Filipinas em 78 e maior cestinha do basquete brasileiro) - "Fico feliz e extremamente orgulhoso de saber que a minha geração ajudou o Brasil a alcançar uma marca tão significativa. Conseguimos manter uma regularidade em Olimpíadas, ficamos em quinto lugar por três vezes e tivemos boas colocações em mundiais, um terceiro, um quarto e um quinto lugares. Essa notícia é para encher a nós, jogadores, técnicos e amantes do basquete, de orgulho."

- Janeth (campeã mundial na Austrália em 94, prata nas Olimpíadas de Atlanta em 96 e bronze na Austrália em 2000) - "Esse reconhecimento internacional é glorioso e gratificante. É a prova de que superamos todas as dificuldades para escrever o nome do Brasil na História do basquete. Precisamos agora continuar um trabalho de base para melhorar ou, no mínimo, manter, essa colocação no ranking mundial."

O ranking divulgado pela Fiba foi o seguinte:

1º- Estados Unidos - 25 (ouro) - 6 (prata) - 6 (bronze) - 37 (total)
2º- União Soviética - 13 - 9 - 6 - 28
3º- Iugoslávia - 5 - 9 - 4 - 18
4º- Brasil - 3 - 3 - 7 - 13
5º- CEI - 1 - 0 - 0 - 1
6º- Argentina - 1 - 0 - 0 - 1
7º- Coréia - 0 - 3 - 0 - 3
8º- Rússia - 0 - 3 - 0 - 3
9º- Tchecoslováquia - 0 - 2 - 4 - 6
10º- China - 0 - 2 - 2 - 4
11º- Bulgária - 0 - 2 - 2 - 4
12º- França - 0 - 2 - 1 - 3
13º- Canadá - 0 - 1 - 2 - 3
14º- Austrália - 0 - 1 - 2 - 3
15º- Chile - 0 - 1 - 2 - 3
16º- Croácia - 0 - 1 - 1 - 2
17º- Espanha - 0 - 1 - 0 - 1
18º- Itália - 0 - 1 - 0 - 1
19º- Japão - 0 - 1 - 0 - 1
20º- Lituânia - 0 - 0 - 3 - 3
21º- Uruguai - 0 - 0 - 2 - 2
22º- Cuba - 0 - 0 - 2 - 2
23º- México - 0 - 0 - 1 - 1
24º- Filipinas - 0 - 0 - 1 - 1

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção masculina
Falta de renovação preocupa Hélio Rubens
Basquete masculino tem caminho tortuoso até os Jogos de Atenas
Basquete brasileiro tem matemática complicada para ir a Atenas
Marcel defende renovação na seleção
Veja lista completa