CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 Últimas Notícias
 NBA
 WNBA
 Liga Sul-Americana
 Brasileiro Masculino
 Brasileiro Feminino
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Basquete
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falta de renovação preocupa Hélio Rubens
Segunda-feira, 13 Novembro de 2000, 02h21

São Paulo - O Brasil foi 10º colocado no último Mundial, em 1998, mas não tem nas categorias menores resultados mais significativos, o que exibe uma dura realidade: o País não possui talento excepcional, que possa revolucionar o processo de renovação até 2004. Os nomes dos integrantes da seleção sub-21, com potencial para integrar a seleção adulta, vão sendo citados pelos técnicos: Jefferson Sobral, do Vasco, Guilherme, que está na Espanha, Tiagão e Alex, do COC/Ribeirão, Lucas, do Pinheiros...

A mesma geração que foi 7ª no Mundial Juvenil, em Portugal, em 1999, perdeu a vaga para ir ao 1º Mundial Sub-21 ao ser derrotada na disputa do 3º lugar da Copa América para a República Dominicana, em julho. As vagas ficaram com Estados Unidos e Argentina, além dos dominicanos.

Para o técnico Hélio Rubens, todos realmente têm potencial para virar jogador de seleção brasileira. "Mas não significa que eles estejam prontos para torneios seletivos, que valem vagas para o Brasil", respondeu. O técnico afirma que tudo dependerá da atuação dos atletas durante a temporada, nos campeonatos regionais e no Nacional, até junho de 2001. "Se eu convocar os garotos de 20 anos, corro o risco de ver o Brasil em quinto no Sul-Americano, fora da Copa América e sem chance de ir ao Mundial. Não posso arriscar a classificação do Brasil."

Foi Hélio Rubens quem colocou o ala Jefferson Sobral, de 19 anos e 1,98 m, que pertence a uma família de jogadores - as irmãs Marta, Leila e Márcia - na equipe principal do Vasco. "Ele demonstrou, na seleção sub-21, no Vasco/Barueri e no Pan-Americano de clubes, pelo Vasco, que tem bom arremesso e condição atlética, além de ser alto", define Hélio que, nem assim, confirma o convocará, no ano que vem. "Tudo vai depender da atuação dele e de todos."

Deficiência - O técnico reclama das deficiências dos jogadores na formação feita pelos clubes, que nem sempre podem ser corrigidas na seleção. Aponta, principalmente, o posicionamento ruim e as falhas nos rebotes, na defesa. Hélio vai mesclar grupos de idades distintas para jogar amistosos ou fazer períodos de preparação, a cada 40 dias. Ele acha que será preciso reunir árbitros, técnicos e jogadores e discutir a forma da arbitragem de apitar no Brasil. "Os árbitros precisam permitir mais contato na marcação, como ocorre no exterior."

O Estado S.Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção masculina
Basquete masculino tem caminho tortuoso até os Jogos de Atenas
Basquete brasileiro tem matemática complicada para ir a Atenas
Marcel defende renovação na seleção
Hélio Rubens chama Oscar de “ultrapassado”
Veja lista completa