CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.






















NOTÍCIAS
 
Janeth, a nova líder do basquete feminino
Quarta-feira, 13 Setembro de 2000, 15h38

Sydney - Mudou em nome, gênero e estilo a liderança da seleção brasileira de basquete feminino. As rainhas Paula e Hortência se aposentaram para deixar a ala Janeth Arcain como atleta mais experiente, famosa e consagrada.

Entrou em quadra uma líder de fala mansa, pensamento coletivo e nenhuma pretensão ao estrelato. "Tudo o que acontece é natural. Posso ser líder pela experiência, mas temos um grupo muito bom, estamos trabalhando em conjunto com respeito muito grande e vontade de passar por mais este desafio", disse ela à Reuters. Parte do discurso de Janeth é típico do slogan "jogar sem medo de ser feliz" que o técnico Antônio Carlos Barbosa pretende implantar na equipe.

"Só temos que vir e jogar com o grupo mais solto e mais leve. Todas as seleções, com exceção, claro, do time dos Estados Unidos, estão no mesmo nível", afirma ela. Janeth sempre sorri quando fala e tem tempo para dizer o que pensa. Ela acha que o time está pronto para a primeira aventura olímpica da nova era. "Faltam apenas alguns detalhes. Precisamos primeiro quebrar um pouco esta ansiedade. Depois temos que melhorar o rebote defensivo e ter mais atenção para não entregar tantas bolas. O jogo (amistoso) contra a Austrália foi ótimo. Perdemos por apenas um detalhe, e serviu para quebrar a ansiedade de jogar aqui. O resultado não importa. Ainda não é a hora de vencer", disse.

A jogadora mais experiente da equipe brasileira de basquete feminino diz que sem Paula e Hortência o time joga com menos obrigação de vencer. "Temos muito menos pressão. O grupo todo divide a responsabilidade. Só precisamos mostrar para nós mesmos que somos capazes", afirma sempre com a voz mansa e o sorriso da calma liderança nos lábios.

Reuters

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

SHOPPING


VEJA AINDA

Janeth
SYDNEY: seleção feminina
Sydney: Basquete