CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.






















NOTÍCIAS
 
Oncins vai a Sydney com chances de medalha
Quarta-feira, 13 Setembro de 2000, 14h54

Divulgação

São Paulo - O tenista brasileiro Jaime Oncins seguiu nesta quarta-feira para Sydney para sua segunda participação em Jogos Olímpicos. Ao contrário de Barcelona (92), quando o jogador foi a surpresa do torneio chegando às quartas-de-final batendo, entre outros Michael Chang, Jaiminho disputa a chave de duplas como um sério candidato a uma medalha.

Atualmente um dos melhores duplistas do circuito profissional, no qual ocupa a 13ª posição ao lado do argentino Daniel Orsanic, Jaime terá como parceiro Gustavo Kuerten, repetindo a forte dupla da Copa Davis.

"Estou bastante confiante", disse. "O Guga está jogando muito bem e eu tenho conseguido bons resultados ao longo da temporada. Temos boas chances, mas tudo vai depender o sorteio da chave."

O paulista disputará seu terceiro torneio na Austrália nesta temporada. "A quadra é boa, pois apesar de ser dura ela não é tão rápida", disse.

Apesar de estar diretamente envolvido no problema, Jaiminho também encarou de forma natural a polêmica com relação a não participação de Guga nos Jogos. "Eu estava na expectativa, mas sabia que não podia fazer nada a respeito. Acho que cada lado tinha seus motivos, mas o importante é que a solução foi encontrada", disse.

Oncins considera importante participar da Olimpíada, mas não nega sua preferência pela Copa Davis. "É um momento especial e que acontece de quatro em quatro anos. Você tem de aproveitar ao máximo essa chance de estar defendendo seu país e poder lutar por uma medalha olímpica. Mas a Copa Davis ainda mexe mais comigo. É por causa dela que continuo no tênis. Ter a torcida toda a seu favor nos jogos em casa é uma coisa única."

Atravessando um excelente momento na carreira, ocupando um posição de destaque no ranking de duplas, ele se diz não estar pressionado e jogando por prazer. Sua meta para o próximo ano é encontrar um parceiro que tenha boas performances em quadras duras e de saibro. A partir daí, disputar os torneio de 2001 e consolidar a dupla entre as melhores do mundo, pensando até mesmo em participar do Masters, no final do ano, quando estão as oito melhores duplas da temporada.

"A idéia é valorizar a dupla e buscar as primeiras posições no ranking. Mas isso tudo vai acontecer de forma natural, sem estresse e jogando sempre por prazer. Não tenho mais o ranking como meta, mas sim estar jogando bem e satisfeito."

Em 2000, Oncins e Orsanic conseguiram resultados bastante expressivos. Em torneios do Grand Slam, eles foram semifinalistas em Roland Garros e chegaram à terceira rodada no US Open. Além disso, alcançaram a semifinal na Cidade do México e em Barcelona e as quartas-de-final em Santiago, Munique, Roma e Hamburgo. Ao todo, foram 23 vitórias na temporada contra 17 derrotas.

Depois dos Jogos Olímpicos de Sydney, Oncins permanece jogando ao lado de Gustavo Kuerten. A dupla seguirá para a Ásia, onde participará dos torneios de Hong Kong, na China, e Tóquio, no Japão. Para os demais compromissos da temporada, Jaiminho voltará a atuar com Orsanic.

Redação Terra

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

SHOPPING


VEJA AINDA

Sydney: Tênis
Jaime Oncins