PUBLICIDADE

Empresa torna arquitetura acessível na periferia de Salvador

Empresa júnior da Universidade Federal da Bahia torna serviços palpáveis e atende a preços populares quem vive nas comunidades

6 set 2022 - 14h52
(atualizado em 18/10/2022 às 19h07)
Compartilhar
Exibir comentários
 Projecta (UFBA).
Projecta (UFBA).
Foto: Divulgação.

Em periferias é comum o pedreiro ser responsável por toda a obra, e o dono da casa pelo design. No entanto, os deslizamentos, infiltrações, desabamentos, mofo e rachaduras acabam sendo consequências vistas nestas construções sem assistência profissional adequada. Pensando nisso, a Projecta UFBA, empresa de arquitetura social, foca em proporcionar habitações de qualidade para as classes C e D.

A Projecta é uma empresa júnior da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que presta serviços na área de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é contribuir para uma arquitetura mais democrática e com habitações de qualidade.

“Nossa missão é disseminar uma arquitetura transformadora, tornando acessível serviços de arquitetura para uma grande parcela da população que tradicionalmente constrói sem o apoio de um arquiteto”, disse a presidente do Projecta, Laura Baqueiro.

Diante de uma realidade periférica, onde ter a casa própria já é a maior das realizações, os recursos financeiros para pessoas de baixa renda são limitados. E, portanto, se prioriza bater a laje e subir as paredes, enquanto a estrutura vai sendo construída aos poucos. Nos famosos “puxadinhos”, as plantas não são desenhadas, tampouco os móveis são planejados, pois o planejamento principal é ter um teto para chamar de seu.

Nesse sentido, a dançarina e estudante de jornalismo, Carol Xavier, 24, que está atualmente construindo sua casa, em cima da casa dos pais, em Sussuarana, contou que após diversos orçamentos, o sonho de ter um arquiteto precisou ser abortado.

“Fiz vários orçamentos e não encontrei nenhum que fosse acessível. E eu acredito que esse é um dos motivos pelo qual muitas casas são feitas em locais incorretos em formatos que não favorecem a área interna da casa, com cômodos que são desproporcionais, né?”, argumentou Carol, que ainda não conhecia a Projecta. 

Atuando no mercado desde 2009, a Projecta já realizou mais de 200 projetos e impactou mais de 30 bairros entre Salvador e Lauro de Freitas. Sendo uma empresa júnior, a equipe da Projecta é formada por estudantes da UFBA, orientados por arquitetos e professores na construção dos projetos. Oferecem desde serviços de reforma, até levantamento cadastral, passando por design de interiores, levando soluções para a casa, da parte legal à parte estética.

“Projecta surgiu tanto para devolver para sociedade, então a gente faz projetos voltados para comunidades que não teriam esse acesso convencional, mas também buscando trazer complementação à educação do estudante de arquitetura. Então contribui para sociedade, mas a gente também está se desenvolvendo. Nós estamos nos tornando profissionais mais completos tanto na área técnica, fazendo projetos, mas também na área de gestão e de habilidades comportamentais”, explicou Laura.

A Projecta atende também espaços comerciais, pequenas empresas e microempreendedores individuais que necessitem de um serviço arquitetônico para deixar o seu imóvel personalizado e regularizado.

Para participar é necessário apresentar RG, CPF e documento da propriedade como escritura, contrato de compra e venda ou IPTU. É possível entrar em contato e solicitar o orçamento gratuitamente através do número WhatsApp (71) 99395-5861 e pelo site: projectaufba.com.br.

ANF
Compartilhar
Publicidade
Publicidade