PUBLICIDADE

O que eu como para ganhar massa muscular sendo vegano

O mito de que não é impossível ganhar massa muscular com alimentação sem nada de origem animal caiu por terra há muito tempo.

18 out 2023 - 11h45
Compartilhar
Exibir comentários
Proteína Vegetal
Proteína Vegetal
Foto: CanvaPro

Para ganhar massa muscular é necessário treinar musculação com foco em hipertrofia. Comer corretamente é ótimo, saudável e necessário, mas não é o suficiente para o ganho de massa magra.

A massa magra basicamente é a parte do nosso não formada por gordura, e é fundamental para a nossa saúde, obter massa magra não é só uma questão puramente estética.

Não existe segredo ou milagre no ganho de peso, existe fazer a coisa certa para o seu corpo, levando em consideração a genética, estilo de vida, condição financeira e os recursos disponíveis.

Nunca tive acompanhamento de nutricionista e personal trainer. Em contrapartida, pesquisei muito por conta própria, e com boas informações passei a me alimentar com grande quantidade e aumentei a frequência. Isso porque sempre fui magro.

Além disso, na mesma época que aumentei a quantidade de comida no meu prato, parei de ficar em jejum e pular refeições, com aquelas desculpas ''ah, não tenho tempo, não consigo agora'', entre outras para não comer.

Ao longo do dia aumentei as porções, passei a consumir mais frutas do que já consumia, não fiquei preocupado com a hora que me alimentava, hoje, eu sinto fome, como alguma coisa. Consegui ganhar mais de 9kg de massa magra.

Uma vantagem, é que eu consigo comer grandes quantidades de comida, faço pratos com cerca de 1 kg a 1,500 kg nas refeições principais. No entanto, tem muita gente que não precisa comer dessa forma, e nem consegue consumir grandes quantidades em uma única refeição. Estou falando a partir de um metabolismo acelerado, eu perco peso muito mais rápido do que ganho.

Os alimentos que mais consumo visando ganhar massa e manter uma alimentação saudável: 

Arroz (branco, integral) 

Feijão (todos os tipos, mas principalmente o carioca)

Pães (branco, integral, etc)

Torradas

Grão-de-bico (hambúrguer, grãomelete, pastas)

Lentilhas (em acompanhamento do arroz, bolinhos, hambúrgueres) 

Ervilhas

Batata doce (purê, assada, grelhada, nhoque, hambúrguer)

Batata comum (purê, assada, grelhada, nhoque, hambúrguer, recheada)

Brócolis

Couve

Cenoura

Tomate

Frutas em abundância (principalmente da estação)

Pasta de amendoim (passo no pão/torrada/panquecas, faço leite)

Proteína texturizada de soja

Extrato de soja (excelente pra fazer leite, panquecas)

Proteína texturizada de soja
Proteína texturizada de soja
Foto: CanvaPro

Para aqueles que não conseguem comer 1 kg de comida em uma refeição principal, e desejam ganhar peso/massa muscular, um caminho pode ser consumir refeições hipercalóricas líquidas, como shakes de fruta com alimentos ricos em proteínas, como a pasta de amendoim, aveia, extrato de soja, ou leite de soja.

Outras estratégias que eu uso, é utilizar alimentos vegetais ricos em gordura para preparar as refeições, como o leite de coco, azeite, abacate. Não existe uma recomendação única, porque cada pessoa é de um jeito, cada corpo e metabolismo age de uma forma. Esse relato é um relato pessoal.

Já escrevemos diversas vezes aqui no portal que o veganismo não é sobre dietas, corpos saudáveis, misticismo entre outras associações equivocadas. Porém, saber que dá para ser vegano, comer bem e saudável, e ainda conseguir ganhar massa muscular é maravilhoso. 

Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade