PUBLICIDADE

Limpeza de tapetes: dicas para quem quer economizar tempo na faxina

Independentemente do material, todo tapete precisa de atenção no que se refere e a limpeza e conservação; veja dicas para isso

4 nov 2022 - 15h07
(atualizado em 7/11/2022 às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Tapetes dicas limpeza
Tapetes dicas limpeza
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Tapetes são tudo de bom! No entanto, esse é um item que exige cuidados na limpeza, sobretudo com os modelos de fibras naturais, pois são materiais delicados e que precisam de uma higienização diferenciada por conta de sua resistência.

Por isso, separamos para você dicas de Karina Ferreira, que é diretora de criação de uma marca especializada em tapetes. Essas orientações são essenciais para quem quer manter a beleza e durabilidade na hora da lavagem. Confira.

Tapetes feitos à mão

Segundo Karina, o ideal é lavar os tapetes feitos à mão somente em emergências e sempre em uma lavanderia especializada. No resto do tempo, o melhor é manter o hábito de aspiração uma vez por semana, na potência média/baixa. Dá para higienizar também com uma vassoura, desde que tenha cerdas macias.

Agora caso aconteça algum acidente — como a deixar cair algum líquido ou alimento gorduroso no tapete —, a recomendação é usar um pano de algodão branco ou papel toalha para absorver resquícios de imediato. Essa é uma maneira de evitar que a substância penetre na base do tapete e danifique os fios.

"Normalmente, os tapetes artesanais têm sua composição com fibras naturais que, em contato com produtos abrasivos, podem manchar ou quebrar os fios, devido à sensibilidade da matéria-prima", explica a especialista.

Já em relação à remoção do pó, o importante é limpar os tapetes na mesma direção dos fios, mantendo a ordem e evitando fortes atritos.

Tapetes de alta performance

Já os tapetes de alta performance, 100% sintéticos tanto na superfície quanto na urdidura (base), permitem uma lavagem mais simples. Aqui, o processo pode ser realizado em casa com água e sabão neutro. Esses modelos são mais resistentes e não mancham ou perdem a qualidade com facilidade, viu?

Cuidados gerais

Além das dicas de limpeza, é necessário pensar na conservação dos tapetes. Por isso, a profissional indica que para durarem por mais tempo é essencial tirar o excesso de sujeira do verso, protegendo os danos causados pelos ácaros. A rotação das peças também é importante para uniformizar o desgaste.

"Evite deixá-lo muito exposto à luz solar ou próximo de lareiras, pois o calor e a alta incidência de luz podem desbotar ou enfraquecer as fibras", afirma Karina. Além disso, para quem tem animais de estimação, o melhor é impedir que eles façam suas necessidades nessas superfícies.

Fonte: Karina Ferreira, diretora de criação da Maiori Casa.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade